VIº Fórum RH aborda ‘Implantação do eSocial’

‘Sensibilização ao eSocial para Gestores’ foi tema do VIº Fórum RH realizado pela ACIBr – Associação Empresarial de Brusque, em parceria com a Unimed Brusque, na tarde de terça-feira, 24 de julho.

A palestrante Anelore Tolardo destacou que a Legislação permanece a mesma, mas as informações deverão ser armazenadas de outra forma com a implantação do eSocial. “As obrigações das empresas serão as mesmas, mas aquilo que se restringia aos arquivos da organização, agora vai ser partilhado via sistema. Antes a fiscalização tinha que ir até a empresa para averiguar dados e agora, as informações estarão disponíveis na rede.  Enfim, o eSocial vai armazenar toda a vida laboral do trabalhador. Admissões, demissões, alterações de cargo, aumentos de salário, exames realizados, atestados de saúde ocupacional. Tudo deverá ser informado para que o Governo tenha acesso e fiscalize”, descreveu Anelore.

A consultora em Administração de Pessoal também chamou atenção para a importância de respeitar prazos. “Os gestores terão que ter mais cuidado em relação ao cumprimento de prazos. E vale observar que a adequação ao eSocial não é uma obrigação apenas do RH. O eSocial envolve todos os setores da empresa e exige a colaboração das lideranças, principalmente, que devem sempre comunicar com antecedência sobre contratações, trocas de cargos, mudanças de horários, e qualquer outra alteração referente aos colaboradores. Nosso dia a dia ficará muito mais impactado, não só pela Folha de Pagamento, mas pelo o que acontece com o trabalhador durante o mês inteiro”, completou a palestrante.

Case

Além da palestra, os participantes do evento também puderam conferir o Case do setor de RH da empresa Zen SA, que possui mais de mil colaboradores e iniciou a preparação para implantação do eSocial em 2015. “Desde janeiro de 2018, o trabalho ficou mais intenso com a prestação de informações para o eSocial. O volume de trabalho é maior, mas fomos nos adequando. O maior desafio é entender o que o eSocial está pedindo para promover as mudanças necessárias dentro da empresa. É essencial estudar, pesquisar e compartilhar com toda a equipe o conhecimento para rever algumas práticas. O ponto chave é manter as lideranças informadas desde o início. O envolvimento de todos é fundamental”, alerta a gerente de RH da Zen SA, Schirlei Knihs Freitas.

Para a analista de RH da empresa Vínculo, Michele Cervi, as edições do Fórum RH são sempre proveitosas e possibilitam uma importante troca de experiências entre os profissionais. “Além da abordagem de assuntos pertinentes ao nosso dia a dia, a partilha entre as empresas agrega significativamente. Em relação ao eSocial, a empresa onde trabalho vem se preparando há cerca de um ano, pois requer uma mudança de cultura, de comportamento dos gestores no sentido de planejar bem as decisões e se atentar aos prazos. Mas apesar de nosso setor ter se organizado, toda informação é bem-vinda, pois o assunto é complexo. O que chama mais atenção é que realmente não tem como se adequar de uma hora para outra. É preciso que as empresas se preparem para a implantação do eSocial e o prazo está se esgotando”, avaliou Michele.

Deixe sua opinião