Viagra: o comprimido azul que revolucionou o sexo completa 20 anos

Há exatamente duas décadas que um pequeno comprimido azul em forma de losango obteve sinal verde para ser lançado no mercado nos Estados Unidos, desencadeando toda uma revolução na cultura popular moderna. O Viagra permitiu que milhões de homens impotentes pudessem ter uma vida sexual ativa. Mas, além disso, rompeu tabus inclusive em sociedades puritanas como a dos EUA, ao fazer com que o problema da disfunção erétil fosse tratado abertamente em público. Desde o lançamento, calcula-se que tenha sido receitado 65 milhões de vezes em todo o mundo. O laboratório Pfizer, dono da patente, chegou a não dar conta dos pedidos. Mas agora, 20 anos depois e com vários concorrentes no mercado, o negócio já não é mais o que era.

Um produto farmacêutico tão incomum como o Viagra teve também uma campanha publicitária incomum em seu lançamento. Pelé e Bob Dole, ex-candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA, foram os embaixadores globais do comprimido, com anúncios na televisão. “Dá um pouco de vergonha falar em disfunção erétil, mas isso é importante para milhões de homens e suas cônjuges”, dizia o político e veterano de guerra na primeira propaganda que apresentou o Viagra às massas, buscando superar seus receios.

Dole contava no anúncio que, ao receber um diagnóstico de câncer de próstata, temeu que a cirurgia e o tratamento pudessem causar impotência. “Coragem, algo de que um número infinito de norte-americanos compartilha”, dizia ele, referindo-se a pacientes com doenças graves. Anos depois, foi a vez de Pelé assumir o papel de garoto-propaganda: “Não sofra mais em silêncio. Fale com seu médico. Eu vou falar”.

Essa droga para a impotência, que começou a ser vendida nos EUA, após obter todas as autorizações, em 27 de março de 1998, foi descoberta por acaso por uma equipe de pesquisadores da Pfizer que buscavam um tratamento para acalmar a dor torácica provocada pela angina de peito. Ao fazer testes com voluntários, observaram que o medicamento dilatava os vasos sanguíneos do pênis, e que esse aumento da circulação provocava como efeito secundário a sua ereção.

Faturamento acima do esperado

A pílula azul recebeu o aval da agência de medicamentos dos EUA e rapidamente se tornou uma dos totens da indústria farmacêutica. A impotência afeta um terço dos homens com mais de 40 anos. As alternativas que havia naquele momento no mercado não eram muito práticas nem plenamente efetivas. O faturamento do laboratório disparou acompanhando o ritmo do interesse planetário.

Nas primeiras duas semanas, os médicos expediram mais de 150.000 receitas nos Estados Unidos. A pílula chegou à Europa seis meses depois. Esse hiato provocou, em pleno frenesi global, que o Viagra fosse encontrado no mercado negro a um preço cinco vezes superior ao que custava em qualquer farmácia norte-americana.

Essa droga para a impotência, que começou a ser vendida nos EUA, após obter todas as autorizações, em 27 de março de 1998, foi descoberta por acaso por uma equipe de pesquisadores da Pfizer que buscavam um tratamento para acalmar a dor torácica provocada pela angina de peito. Ao fazer testes com voluntários, observaram que o medicamento dilatava os vasos sanguíneos do pênis, e que esse aumento da circulação provocava como efeito secundário a sua ereção.

Faturamento acima do esperado

A pílula azul recebeu o aval da agência de medicamentos dos EUA e rapidamente se tornou uma dos totens da indústria farmacêutica. A impotência afeta um terço dos homens com mais de 40 anos. As alternativas que havia naquele momento no mercado não eram muito práticas nem plenamente efetivas. O faturamento do laboratório disparou acompanhando o ritmo do interesse planetário.

Nas primeiras duas semanas, os médicos expediram mais de 150.000 receitas nos Estados Unidos. A pílula chegou à Europa seis meses depois. Esse hiato provocou, em pleno frenesi global, que o Viagra fosse encontrado no mercado negro a um preço cinco vezes superior ao que custava em qualquer farmácia norte-americana.

Mas esse sucesso também causou uma dupla vulnerabilidade ao fabricante. As cópias piratas inundaram os portais ilegais na Internet. A pílula azul foi uma mina de ouro também para os contrabandistas, a tal ponto que 80% dos comprimidos encontrados na rede são ilegais e muito perigosos. Algumas usam tinta de impressora para obter sua cor peculiar.

Preço subiu junto com o sucesso

O Viagra tem como principais rivais no mercado norte-americano o Levitra e o Cialis. As primeiras versões genéricas chegaram à Europa em junho de 2013, e aos EUA no final do ano passado. A Pfizer há anos, de fato, tenta se preparar para os efeitos da perda da patente. As vendas da Viagra rondavam 2,1 bilhões de dólares em 2012 (cerca de sete bilhões de reais, pelo câmbio atual). No ano passado, caiu para 1,2 bilhão, praticamente a metade.

A pastilha azul, de fato, é vista também como um exemplo de até onde pode chegar a cobiça dos grandes laboratórios. Basta observar o preço. Cada comprimido valia 15 dólares quando começou a ser vendido. Depois foi aumentando até chegar a 50 dólares, sem um motivo que justificasse o novo valor. A versão genérica custa um dólar, e a Pfizer vai experimentar vendê-la no Reino Unido sem receita.

Apesar da sua popularidade, o Viagra continua sendo um remédio mal compreendido. Não é um afrodisíaco, e a ereção que ocorre 27 minutos após ingeri-lo não vai alterar a perda de apetite sexual do casal. O tratamento, além disso, é muitas vezes usado para coisas que não estão indicadas na receita médica, como potencializar o rendimento no ato sexual e no esporte.

Existe também uma versão para mulheres com redução da libido, chamada Addyi, apresentada na mídia como “o Viagra feminino”. A agência do medicamento dos EUA a autorizou em 2015. A pílula rosa, entretanto, não gerou entusiasmo, e sua eficácia é questionável, para não falar da longa lista de contraindicações desse tipo de antidepressivo.

Fonte: El País

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