Unimed realiza programa ‘Atenção à Saúde da Gestante’ com 35 casais

Sempre que a notícia de uma gravidez chega, surgem muitas dúvidas sobre esse verdadeiro universo da gestação e, principalmente, dos cuidados com o recém-nascido. Afinal, a fragilidade aparente de um ser humano tão pequenino, gera incertezas em muitos casais sobre as formas mais adequadas de proporcionar conforto e segurança no crescimento de seu filho.

Foi com este objetivo de trazer informações importantes aos papais e mamães, que a Unimed Brusque deu início, neste mês de julho, ao programa ‘Atenção à Saúde da Gestante’, voltado aos clientes da Cooperativa. A primeira etapa contou com três encontros, realizados com a gestante e seu companheiro, e que trouxeram palestras de profissionais como enfermeiras e pediatra, momento em que foram abordados assuntos como aleitamento materno, cuidados na gestação, primeiros cuidados com o bebê e ainda uma oficina de banho, com muitas dicas a respeito do trato com o coto umbilical, temperatura da água, melhor sabonete a ser utilizado, troca de fraldas, etc. Nesta etapa, 35 casais participaram e agora, de acordo com a enfermeira da Unimed Brusque, Fernanda Wisintainer, o programa segue para sua segunda fase, onde somente as gestantes participam. “O programa ‘Atenção à Saúde da Gestante’ veio para inovar, para proporcionar um acompanhamento e um vínculo com os clientes da Unimed Brusque. Essa nova formatação tem o objetivo de trazer mais informações, primeiro aos casais, nessa nova etapa de vida em que se transformam em uma família. Já a segunda etapa envolve somente as gestantes, com conteúdo exclusivo com especialistas da Clínica Unimed, psicóloga, nutricionista e fonoaudióloga, que falam dos aspectos da gestação, alimentação ideal durante a gestação e no período de amamentação, os medos e ansiedades na gestação e no parto, amamentação e a relação com o desenvolvimento da fala, enfim, entramos nessa parte mais sensitiva, dando apoio às gestantes para que se sintam mais confiantes em exercer a maternidade”, revela.

Na última semana aconteceu o terceiro encontro da primeira etapa do programa, momento em que os casais puderam ouvir e tirar muitas dúvidas com a pediatra Dra. Danielle Gutierres e com a enfermeira Fernanda Wisintainer. Dra. Danielle abordou o tema ‘Cuidados com o recém-nascido’, já Fernanda falou sobre ‘Os Cuidados na Gestação’. “Foi uma conversa muito interessante hoje sobre diversos assuntos, como o atendimento na sala de parto, que começa antes do bebê nascer, durante e após o nascimento. Surgiram várias dúvidas sobre amamentação, cólicas, dúvidas de alguns problemas comuns dos primeiros dias, como icterícia, então foi uma conversa bem produtiva. Penso que essa área de cuidado neonatal, que inclui esses primeiros 28 dias, que vem tendo muita novidade na visão desse atendimento pediátrico dos bebês, então é importante estarmos atualizando essas famílias e, principalmente, atuando mais na prevenção e na orientação do que eles podem encontrar e do que pode acontecer”, ressalta a pediatra.

Aprendizado e atualização

O casal Fabiana e Pierre Dalago está à espera de Gabriel e resolveu participar do programa ‘Atenção à Saúde da Gestante’ com o intuito de se preparar da melhor forma possível, para a chegada do filho. “Está sendo muito interessante participar, porque chegamos aqui com muitas dúvidas e elas estão sendo esclarecidas no curso. Penso que em uma primeira gestação, onde tudo é novidade, é essencial buscarmos informações para nos prepararmos da melhor forma. Com certeza sairemos daqui mais seguros”, revela Fabiana.

Para Pierre, essa preparação antes do nascimento de Gabriel é fundamental para ele e a esposa. “O importante é sabermos onde buscar informações e a Unimed Brusque abre as portas para passar esse tipo de orientação. Penso que é interessante todo o casal fazer o curso, da mesma forma como se preparam para outras atividades, pois todo tipo de aprendizado é importante”, enfatiza.

Já a gestante Jaqueline Arnoldo, é ‘marinheira de segunda viagem’. Mãe de Isabela, de 12 anos, ela está em sua segunda gestação, à espera de Laura, e participou do programa ao lado do esposo Paulo Mortari. Grávida de 37 semanas, Jaqueline e Paulo conseguiram tirar muitas dúvidas durante os três encontros realizados. “O objetivo de participar foi mesmo de me atualizar, pois já faz muito tempo desde a minha primeira gravidez. E foi surpreendente o tanto de informações novas que recebi, coisas que eu já havia esquecido”, conta.

Para Paulo, a participação também foi de grande importância, já que além de aprender, ele terá um papel fundamental: o de tranquilizar Jaqueline a respeito desses primeiros cuidados. “O importante é ter esse apanhado de informações para tranquilizar a mãe, para que ela perceba, como a pediatra falou, que vai ter capacidade de cuidar dessa criança. Ter esse apanhado geral, mesmo para quem já teve um filho, mas para relembrar dos cuidados principais, é muito interessante. Saímos daqui um pouco mais tranquilos e preparados. Hoje em dia temos um excesso de informações, mas nem sempre de fontes confiáveis. E aqui sabemos que existe todo um preparo dos profissionais para passarem essas informações”, comenta Paulo.

Próxima edição

No mês de outubro acontece mais uma edição do programa ‘Atenção à Saúde da Gestante’, coltado à clientes Unimed. Para participar é necessário fazer a inscrição a partir do mês de setembro no site da Unimed Brusquehttp://unimedbrusque.com.br/servicos/Formularios/form.viverbem.php

Deixe sua opinião