Unimed Brusque realiza Mês da Sustentabilidade

A Unimed Brusque realizou no mês de abril o ‘Mês de Sustentabilidade’, evento que envolveu todos os colaboradores da Cooperativa através de quatro oficinas, sendo uma delas voltada especificamente aos coordenadores e gestores de cada área.

De acordo com a assistente social Camile Rebeca Bruns, a ideia de trazer o tema ao evento surgiu diante da necessidade de elucidar aos colaboradores, a importância que cada um tem, dentro de seus respectivos setores, na implementação das estratégias e objetivos da Cooperativa. “Nossa proposta é que as pessoas consigam ter o entendimento mais amplo da organização, de que forma suas ações impactam nas outras áreas e percebam que todos os atos do dia a dia têm relação direta com o nosso planejamento”, ressalta.

As oficinas foram aplicadas pelo consultor da empresa Gestão Inteligente, Rafael Alves Fayet e abordaram o tema ‘Sustentabilidade como estratégia organizacional’. Com algumas dinâmicas e um jogo de tabuleiro que utilizou itens e conceitos do próprio planejamento estratégico da organização, Fayet fez os colaboradores refletirem sobre diversos aspectos do seu dia a dia, suas ações, além de compartilharem opiniões e trabalharem em grupo para alcançarem um resultado positivo. “O objetivo das oficinas é envolver os colaboradores nesse processo de construção e implementação da estratégia da Unimed Brusque, porque não adianta a gente desenvolver um planejamento estratégico e isso ficar só na cabeça dos gestores. Na verdade, quem transforma a organização, quem implementa as ações, são os colaboradores. A ideia foi de envolvê-los nos conceitos e demonstrar para eles a importância da participação na implementação da estratégia e na construção de um resultado para a Unimed Brusque. E esse resultado se baseia na busca da sustentabilidade da organização”, comenta.

Marcelo Murilo Demarch Filho atua há seis meses na Unimed Brusque como atendente de Laboratório e saiu da oficina com uma visão ainda mais ampla da Cooperativa e da importância de cada colaborador. “Foi um momento foi muito esclarecedor, porque conseguimos ter uma visão maior de como o planejamento estratégico se encaixa no nosso dia a dia e qual o nosso papel, principalmente quando relacionado aos resultados e ao bom desempenho da Cooperativa. O que me chamou mais atenção foi a forma lúdica com que o assunto foi apresentado, porque tornou mais fácil para entendermos a visão estratégica de cada ponto. O evento trouxe de forma muito mais forte a importância do planejamento, de cooperarmos para que ele aconteça, vestindo a camisa da Cooperativa. Isso traz benefícios a todos nós”, reforça.

Opinião semelhante é compartilhada por Elisângela Tridapalli de Oliveira, que atua há dois anos na Unimed Brusque no SAD – Serviço de Atenção Domiciliar. “Gostei muito do treinamento, me fez entender mais sobre o planejamento estratégico e a importância da sustentabilidade dentro de uma empresa, além de sua dimensão nos aspectos social, econômico e ambiental. Foi dinâmica a oficina e proporcionou uma boa interação entre os colaboradores”, enfatiza.

Já a assistente administrativo Juliana Gasperin Stelzer, que atua há cinco anos na Cooperativa no setor Viver Bem, acredita que o evento desmistificou a ideia de que sustentabilidade só se encaixa em questões relacionadas ao meio ambiente. “Tivemos uma visão mais ampliada da importância da sustentabilidade. Isso ficou muito claro com a dinâmica realizada, onde percebemos que podemos praticar a sustentabilidade dentro das nossas ações do dia a dia, todos juntos para um mesmo propósito. O jogo entre equipes foi um incentivo muito grande, porque os grupos se ajudavam. Esse trabalho nos fez refletir sobre as respostas, todas elas relacionadas aos nossos próprios processos, ao nosso planejamento e objetivos”, complementa.

Deixe sua opinião