Unimed Brusque realiza capacitação para professores da rede pública de ensino

Cerca de 25 professores da rede pública de ensino de Brusque participaram ao longo da quarta-feira, 18 de abril, da capacitação do Programa Voluntariado da Unimed Brusque de 2018. Na oportunidade os educadores conheceram melhor a metodologia do ‘Nosso Planeta, Nossa Casa’, desenvolvida pela Junior Achievement (JA) em parceria com a Unimed Brusque, que será aplicada a partir de agora nas turmas do quarto ano do ensino fundamental.

Em 2018 deverão atendidas pelo programa 21unidades de ensino, sendo 20 municipais e uma estadual, e a expectativa é que em torno de 800 crianças possam ser beneficiadas.

Ao longo do dia os professores puderam conhecer melhor a metodologia que será aplicada em sala de aula, os conteúdos que serão apresentados aos alunos, bem como as atividades multidisciplinares que poderão ser desenvolvidas em conjunto com o plano de ensino, para estimular a conscientização em relação aos cuidados com o meio ambiente.

Parceria

A coordenadora de projetos da JA, Jéssica da Silva Vieira explica que a metodologia apresenta diversas leituras que servem como estímulo os alunos também na aprendizagem, além da troca de conhecimento entre os alunos e professores, que é feita de forma descontraída através de dinâmicas. Para este ano as expectativas são de que mais crianças possam ser conscientizadas e tornem-se agentes de transformação. “Queremos mostrar aos alunos as formas que eles podem contribuir, no dia a dia, para o meio ambiente. Que os aprendizados em sala de aula, através do programa, possam fazer com que os estudantes conscientizem também os pais, a família e os amigos a respeito dos temas”, completou.

A assistente social e coordenadora de Responsabilidade Social da Unimed Brusque, Camile Rebeca Bruns também enfatiza a importância da metodologia como complemento ao conteúdo que já é repassado em sala de aula e que irá ampliar ainda mais o conhecimento dos estudantes sobre sustentabilidade, reciclagem e cuidados com o meio ambiente. “Fornecemos algumas ferramentas a mais para que os professores possam trabalhar de forma mais didática os conteúdos que já estão previstos no plano de ensino. A ideia é que esse conteúdo possa ser finalizado até o segundo semestre para que os alunos possam receber o certificado do programa”, comenta Camile. “Que em 2018 seja possível alcançarmos todos esses alunos e contribuir para termos cidadãos mais conscientes para cuidar do nosso planeta”, complementa a coordenadora da Unimed Brusque.

Expectativas

Entre os professores as expectativas em relação ao desenvolvimento do programa em 2018 também são positivas. Professora da EEF Cedro Alto, Adriana Fidelis já teve a metodologia aplicada em sala de aula em 2016 e 2017, e espera que neste ano os resultados também possam ser significativos. “O programa ajuda no nosso desenvolvimento, na questão pedagógica, já que o material é bem didático. Temos na escola o projeto de Reciclagem, desde 2011 e vimos que o que está na cartilha é também o que trabalhamos com os alunos. A capacitação foi bem objetiva e esperamos ter bons resultados a partir de agora”, avalia.

Pela primeira vez em contato com o ‘Nosso Planeta, Nossa Casa’, a também educadora Maria Angélica Sedrez Müller, da EEF Oscar Maluche,  gostou da proposta e acredita até que a metodologia  poderia ser ampliada. “Esse é um projeto que deveria ser feito a longo prazo, para os alunos não esquecerem o que foi aprendido. É um programa muito válido, os alunos gostam muito de participar de atividades assim e acredito que será possível sim fazermos uma boa conscientização. Que através dos nossos estudantes, possamos conscientizar os mais velhos, através da Educação”, comentou.

A Metodologia

O Programa De Voluntariado tem o objetivo de trabalhar metodologias que conscientizem os alunos para sua formação enquanto cidadãos. Uma delas é ‘Nosso Planeta, Nossa Casa’,

voltado para alunos do ensino fundamental e aborda a importância da preservação do meio ambiente e do compromisso das crianças e jovens com a responsabilidade ambiental.  A Junior Achievement disponibiliza as metodologias que são aplicadas pelos professores, em parceria com a Unimed Brusque nas escolas da rede municipal de ensino, desde 2015.

 A parceria começou em 2014 envolvendo inicialmente, colaboradores da cooperativa. Logo, em 2015, professores da rede municipal também passaram a integrar o grupo de voluntários do programa.

Organização

A Junior Achievement é uma organização social e sem fins lucrativos. Foi criada em 1919 e está presente em 121 países. Ela nasceu com o objetivo de levar conhecimento prático nas áreas de empreendedorismo, sustentabilidade e ética, e desenvolve parcerias para a realização de programas de voluntariado que contribuam para um processo de transformação das comunidades atendidas.

Deixe sua opinião