UNIFEBE realiza III Semana do Meio Ambiente com coleta de lixo eletrônico

Exposições, apresentações culturais e palestras movimentarão a III Semana Acadêmica do Meio Ambiente e Coleta do Lixo Eletrônico do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE. O evento será realizado na instituição de 30 de maio a 6 de junho. 
Nesta edição, a coleta de lixo eletrônico será mais uma vez um dos destaques da programação.  De 30 de maio a 2 de junho serão coletados equipamentos eletrônicos, prontos para o descarte. Podem ser entregues os seguintes itens: celulares, telefones, aparelhos de CD/DVD, cabos e fios em geral, CPU, componentes eletrônicos, monitores, mouses, nobreak, notebooks, scanners, teclados e televisores. 
Segundo a professora de Responsabilidade Socioambiental, Impacto Ambiental e Genética Humana, Tamily Roedel, a realização do evento vai de encontro com os princípios da UNIFEBE.
— A missão da instituição é atuar no Ensino Superior desenvolvendo seres humanos comprometidos com a qualidade de vida, e com as políticas de sustentabilidade da atual administração. Afinal, cuidando de nosso meio ambiente estamos colaborando para termos qualidade de vida, e qualidade dos fatores ambientais, solo, água e ar — afirma. 

Programação

A abertura do evento será realizada na segunda-feira, 30 de maio, no auditório do bloco C, campus Santa Terezinha, a partir das 18h30 com a palestra “Logística reversa de eletroeletrônicos para o encaminhamento adequado de resíduos” e a apresentação do “Projeto 50 parcerias pelo clima entre Brusque (Brasil) e Karlsruhe (Alemanha)”.
Na terça-feira, 31, o destaque é para a palestra “Roda de conversa: Hortas comunitárias em Brusque”, a partir das 18h45 no auditório do bloco C. 
A programação continua na quarta-feira, 1 de maio, com a palestra “Melhoramento genético, transgênicos e defensivos agrícolas: como alimentar 9 bilhões em 2050?”. O encerramento da semana será na sexta-feira, com o tema “Licenciamento ambiental”, às 18h45 no auditório. 

Exposições

Para trazer ainda mais informações sobre a importância da data, durante a III Semana Acadêmica do Meio Ambiente e Coleta do Lixo Eletrônico estarão em exposição no campus Santa Terezinha trabalhos sobre os seguintes temas: “Limpeza do Rio Itajaí-Mirim”, “RPPN Chácara Edith”, “Espécies da fauna da Mata Atlântica” e “O maior desastre ambiental do Brasil”.
Tamily explica que o evento traz à tona a discussão para os problemas ambientais globais, enfocando nas mudanças climáticas.
—Também falaremos sobre a importância da destinação dos resíduos sólidos eletroeletrônicos para locais apropriados, a alimentação saudável através das hortas comunitárias, a questão do melhoramento genético e os transgênicos, e claro, a questão do licenciamento ambiental — diz.
O evento é organizado pelos cursos de Ciências Contábeis, Design Gráfico, Engenharia Civil, Psicologia e Sistemas de Informação em parceria com o apoio do Comitê de Sustentabilidade da UNIFEBE, com o apoio do FUNDEMA, Aflora Ambiental, Compuciclado, EPAGRI e SESC Brusque. 

Deixe sua opinião