UNIFEBE é ponto de descarte correto de óleo de cozinha usado

Com o objetivo de orientar e conscientizar a comunidade sobre o destino correto de resíduos sólidos, a UNIFEBE disponibiliza no hall do Bloco C um recipiente para a destinação do óleo de cozinha usado. A atividade é alusiva à semana do Meio Ambiente, que será comemorada de 4 a 8 de junho.

Os resíduos podem ser levados à UNIFEBE até o dia 8 de junho – de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e nos sábados das 8h às 17h. A coleta é realizada em parceria com a empresa H2óleo Comércio de óleo Reciclado Ltda – atuante em Brusque há sete anos e que atende restaurantes, cozinhas industriais e lanchonetes de várias regiões de Santa Catarina.

A professora de Engenharia Civil e organizadora da Semana Acadêmica do Meio Ambiente, Tamily Roedel, destaca que é importante que as pessoas saibam onde destinar os resíduos sólidos, já que muitas acabam colocando o óleo na pia de cozinha por hábito e também por falta de informação.

— Durante o mês de maio toda a comunidade terá a oportunidade de vir à UNIFEBE e fazer a destinação correta de um resíduo tão perigoso ao meio ambiente como o óleo de cozinha. Convidamos a comunidade acadêmica, professores, alunos e às empresas a trazerem estes resíduos aqui — enfatiza Tamily.

Wilian Mohr, sócio administrador da H2óleo, explica que os resíduos coletados são transformados em matéria-prima. Conforme ele, o material vai para o depósito da empresa, no bairro Limeira, onde é feito a filtragem e retirado o excesso de resíduos. Na sequência, é repassado a uma empresa de Tubarão (SC) que atualmente transforma o óleo em ração para animais. Todo o processo de transformação é realizado em cerca de dois meses.

— Reciclar é uma atividade econômica benéfica para a sociedade. Transformar um resíduo que seria prejudicial ao meio ambiente em matéria-prima que gera fonte de renda para todos é muito importante — salienta Mohr.

A semana

A V Semana Acadêmica do Meio Ambiente será realizada na UNIFEBE de 4 a 8 de junho. O objetivo é promover o debate para problemas ambientais regionais, em especial sobre os resíduos sólidos urbanos e da construção civil, os crimes ambientais, aspectos práticos do licenciamento ambiental, entre outras questões.

Deixe sua opinião