UNIFEBE assina convênio de cooperação com o Distrito de Karlsruhe

A viagem à Alemanha continua rendendo bons frutos para a UNIFEBE. Após retornarem a Brusque, o reitor Günther Lother Pertschy avalia como ponto alto da viagem a assinatura de convênios com o Distrito de Karlsruhe. O objetivo das ações previstas é garantir a continuidade do projeto “50 Parcerias Municipais Pelo Clima”.

A assinatura foi realizada entre o reitor e o presidente distrital Christoph Schnaudigel no dia 19 de julho na assembleia distrital na cidade de Graben-Neudorf e contou com a presença do prefeito Christian Eheim, conselheiros distritais, várias autoridades locais e a comitiva de Brusque e de Guabiruba.  À tarde, ele e a pró-reitora de ensino de Graduação (Proeng), Heloisa Maria Wichern Zunino, participaram de uma visita à escola Balthasar-Neumann-Schule (Escola de Moda de Bruchsal).

Para Pertschy, todas as atividades foram importantes para a parceria. Porém, a assinatura fechou com chave de ouro a programação, já que aproxima cada vez mais os poderes públicos municipais com o comércio e a indústria.

— Esse projeto vem amadurecendo e envolvendo outras entidades, o que nos dá cada vez mais credibilidade e avança numa velocidade maior. Acredito que Brusque e região ganharão muito com isso e que teremos a possiblidade de estar com o que há de mais moderno em linhas de tecnologia. Brusque tem uma grande oportunidade nas mãos — enfatiza o reitor da UNIFEBE.

Na Alemanha, a comitiva de Brusque também participou da inauguração da rede de fibra ótica no município de Karlsdorf-Neuthard; visitou a prefeitura de Karlsdorf-Neuthard; bem como os técnicos da parceria do clima discutiram os próximos passos dos projetos de análise do potencial energético solar dos telhados de Brusque e mobilidade urbana sustentável, entre outras atividades.

Escola de moda

A pró-reitora Heloisa salienta que conhecer a Balthasar-Neumann-Schule estreitou os laços da UNIFEBE com a entidade, principalmente no que se refere ao curso de Design de Moda. Ela conta que a escola é profissional e após cursar três anos do ensino, os alunos já tem uma habilitação para o mercado de trabalho.

— Mesmo a UNIFEBE sendo uma instituição de Ensino Superior e eles de Ensino Profissionalizante foi importante essa troca de conhecimentos. Cabe destacar que a escola não é restrita ao curso de Moda, existem outros campos profissionais. Os estudantes formados na Modeschule Bruchsal têm ótima colocação no mercado de trabalho — observa.

Comitiva na Alemanha

UNIFEBE

Prefeitura de Brusque

Prefeitura de Guabiruba

Câmara de Vereadores de Brusque

Associação Empresarial de Brusque (ACIBr)

Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL Brusque)

Deixe sua opinião