UNIFEBE apoia fórum de prevenção à Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí

A UNIFEBE é apoiadora de mais um importante evento que promove a busca de soluções e boas práticas na execução de serviços e obras de terraplanagem, que objetivam minimizar os impactos causados pelos desastres hidrológicos na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí.

O 11º Fórum Permanente de Prevenção aos Riscos de Desastres na Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí será realizado entre os dias 14 e 16 de agosto em Brusque. O tema desta edição é — Terraplanagem x Desastres: Boas práticas auxiliam na mitigação de impactos.

Organizado pelo Comitê do Itajaí, Fundação Piava e pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), o evento — itinerante e anual — apresenta uma programação com debates, mesa redonda, estudos de caso, visitas técnicas e oficinas.

O professor da UNIFEBE, Wallace Nóbrega Lopo, um dos organizadores do Fórum, enfatiza que o evento vem de encontro a uma necessidade da região. Ele lembra que devido às fortes chuvas de 2008 houve deslizamentos, ocasionados pelas más práticas de terraplanagem e desocupação desenfreada de encostas.

— É preciso um controle mais rigoroso voltado à terraplanagem, frente ao que visualizamos na nossa região, já que não há um planejamento estratégico por parte dos órgãos públicos e privados, que ocasionam estes impactos na Bacia Hidrográfica — destaca.

Inscrições e informações sobre o Fórum no site da UNIFEBE e pelo telefone 3211-7207.

Programação

14 de agosto

18h: Credenciamento e Exposição de Fotos: Serviços de Terraplanagem: Práticas Adequadas e Inadequadas

19h30: Abertura Oficial Mesa Redonda: “Controle de Terraplanagem e Prevenção de Riscos: Implicações e Responsabilidades”

Local: Sociedade Esportiva Bandeirante

15 de agosto

19h: Abertura

19h15: Palestra: “Utilização da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização Aplicada à Gestão do Território”

20h: Palestra: “Terraplanagem: o Patinho Feio da Geotecnia Brasileira”

20h45: Palestra: “Impacto do Uso e Ocupação de Encostas e Obras de Terraplanagem na Potencialização do Desastre”

21h30: Debate

Local: Sociedade Esportiva Bandeirante

16 de agosto

9h: Oficina: “Utilização da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização Aplicada à Gestão do Território”

9h: Minicurso: “Impacto do Uso e Ocupação de Encostas e Obras na Terraplanagem na Potencialização de Desastres: Análise de Casos Práticos”

Local: UNIFEBE

13h30: Saída Técnica: “Práticas de Terraplanagem”

Deixe sua opinião