Último final de semana de convenções movimenta cenário político em Santa Catarina

No próximo final de semana, seis partidos de Santa Catarina farão convenções para definir os nomes que vão concorrer no pleito de 2018, alianças e apoios. No sábado (4), acontecerão as convenções do Democratas, PSOL e MDB. No domingo (5), será a vez do PR, PT e PPS. O período das convenções começou no dia 20 de julho e encerra-se em 5 de agosto

Até agora, quatro candidaturas ao Governo do Estado foram confirmadas nas convenções: Esperidião Amin, pelo Progressistas; Gelson Merisio, pelo PSD; Paulo Bauer, pelo PSDB; e Rogério Portanova, pela REDE. As candidaturas devem ser registradas no Tribunal Superior Eleitoral até 15 de agosto.

Confira a programação de convenções para o próximo final de semana:

Sábado (4)

Democratas

Local: Hotel Cambirela, em Florianópolis, às 15 horas. João Paulo Kleinübing pode ser confirmado como candidato à vice-governador na chapa com Esperidião Amin.

PSOL

Local: auditório do IFSC, em Florianópolis, às 14h30.

A convenção acontecerá junto à convenção do PCB. Os partidos estarão coligados em 2018 e Leonel Camasão deve ser confirmado o candidato ao Governo do Estado.

MDB

Local: Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, às 9 horas. O partido deve confirmar o nome do deputado federal Mauro Mariani para concorrer ao Governo do Estado. Na aliança do MDB devem estar o PR, PPS, PTB, PTC, Avante e PSDC.

Domingo (5)

PR

Local: Alesc, em Florianópolis, às 9h.

O deputado federal Jorginho Melo é cotado para concorrer a uma das vagas do Senado. Na coligação, o PR deve estar junto ao MDB.

PT

Local: RVG, em Blumenau, às 10 horas. O partido deve confirmar a candidatura de Décio Lima ao Governo do Estado e de Lédio Rosa ao Senado.

PPS

Local: Alesc, em Florianópolis, às 13h.

A deputada federal Carmen Zanotto está cotada como uma das possibilidades para concorrer a vice-governadora na chapa com Mauro Mariani.

O que já foi decidido:

PSDB

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) definiu no último domingo (29) as candidaturas de Paulo Bauer para o Governo do Estado e Napoleão Bernardes para o Senado. A convenção aconteceu em Joinville com a presença de mais de 3 mil filiados. A decisão foi quase unânime.

“Esse 29 de julho é histórico para o PSDB, mas também para mim, que tenho 29 anos de jornada nesse Partido. Era um sonho ver o nosso PSDB assim, forte, unido, preparado para governar Santa Catarina”, disse o presidente do partido em Santa Catarina, deputado estadual Marcos Vieira.

“Diante de uma aclamação dessas, e diante de tudo que foi feito até aqui, com o apoio incondicional do partido, seguir em frente é algo inegociável”, disse Paulo Bauer.

Progressistas

No sábado (28), em convenção na Assembleia Legislativa, o Partido Progressistas definiu o nome de Espiridião Amin para o Governo do Estado. Após dois mandatos como deputado federal, Amin

concorrerá pela quinta vez ao cargo máximo do Executivo catarinense. Cerca de 1,5 mil pessoas estiveram presentes na convenção.

REDE

O partido oficializou a candidatura de Rogério Portanova ao Governo do Estado no último dia 20 de julho. Também definiu os nomes para concorrer ao Senado: Miriam Prochnow e Diego Mezzogiorno.

PSD

O Partido Social Democrático (PSD) definiu no último sábado (21) as candidaturas de Gelson Merisio ao executivo estadual e Raimundo Colombo ao Senado.

No mesmo dia, dez partidos formalizaram apoio à candidatura de Merisio: PSB, PDT, PSC, PRB, PROS, Solidariedade, Podemos, PRP, PHS e PCdoB.

Deixe sua opinião