Udesc e Receita Federal firmam convênio para atender comunidade no Vale do Itajaí

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, firmou um convênio com a Receita Federal para prestar atendimento gratuito à comunidade do Alto e Médio Vale do Itajaí, por meio do projeto Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF).

A parceria foi formalizada nesta segunda-feira, 24, em reunião com participações do diretor-geral da Udesc Ibirama, Jaison Ademir Sevegnani, e dos professores Diego Stupp (diretor de Ensino) e Sérgio Marian (diretor de Extensão). À noite, foi realizada uma palestra sobre o tema para a comunidade acadêmica e para o público externo.

A iniciativa mobiliza docentes e acadêmicos dos cursos da Udesc Ibirama e, para participar das atividades, os estudantes interessados devem se inscrever por meio de um formulário disponível no site.

Sobre o projeto

Desenvolvido pela Receita Federal em parceria com instituições de ensino superior, o NAF visa oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo. Atualmente, existem mais de 300 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina.

No projeto, as instituições parceiras oferecem um espaço, onde alunos capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal prestam atendimento à sociedade, ajudando a desenvolver a moral tributária e a levar a cidadania às comunidades.

Entre os objetivos estão: proporcionar aos alunos formação sobre a função social dos tributos, direitos e deveres associados à tributação; qualificar futuros profissionais pela vivência prática, proporcionando a aplicação do aprendizado e a geração de conhecimento sobre as obrigações tributárias; e oferece orientação contábil e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, microempresas, MEIs e entidades sem fins lucrativos.

Deixe sua opinião