Treinamentos de segurança no trabalho atenderam mais de 600 na construção civil de Brusque em 2017

As ações de prevenção a acidentes de trabalho realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb) orientaram com treinamentos 651 trabalhadores em 2017. Eles participaram de cursos voltados à segurança e proteção individual, com uso de equipamentos de proteção. A maior parte esteve voltada para a execução de serviços em altura.

Os treinamentos foram realizados na própria sede do sindicato, em Brusque. As aulas, teóricas e práticas, trataram dos itens constantes nas Normas Regulamentadoras 06, 18 e 35, todas exigidas pelo Ministério do Trabalho para a realização de atividades em determinados segmentos. Como a construção civil e mobiliário, cuja mão-de-obra precisa estar devidamente treinada e certificada. Aio longo de 2017, 24 trabalhadores foram treinados na NR 06, 312 na NR 18 e 315 na NR 35.

O que são as NRs?

As Normas Regulamentadoras (NRs) são regras estabelecidas para regulamentar pontos relativos à segurança e medicina do trabalho. Elas são de “observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)”.

A NR 06 define o que são equipamentos de proteção individual (EPI), como devem ser usados e de quem é a responsabilidade pelo fornecimento dos mesmos.

Já a NR 18 trata sobre as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil. O documento define as “diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.”

Por fim, a NR 35 versa sobre a segurança de trabalhos executados a alturas superiores a dois metros do chão. Neste treinamento são abordados aspectos sobre uso de cintos de segurança, linhas de proteção em altura (linha de vida), primeiros socorros e outros itens.

Os treinamentos são realizados semanalmente no Sintricomb, em Brusque. Os agendamentos de turmas podem ser feitos pelos empregados ou pelas empresas do setor. O contato é o 47 33512089.

Deixe sua opinião