Tire suas dúvidas sobre o alistamento militar

O alistamento militar é obrigatório para todo jovem brasileiro e o prazo para a edição de 2018 termina no próximo sábado (30). Confira as principais perguntas e respostas que podem ajudar na hora de se apresentar:

Quem deve se alistar?  

Jovens do sexo masculino ou homens transgênero que completam 18 anos em 2018.

Como faço para me alistar?  

Basta acessar o site do Alistamento Militar ou comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência. 

O que é preciso para me alistar?  

Pela internet, é preciso apenas preencher o formulário de alistamento e informar o número do CPF para validação dos seus dados pessoais. Quem não tem CPF deve levar os seguintes documentos a uma junta de serviço militar: certidão de nascimento ou, no caso de brasileiro naturalizado ou por opção, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente); comprovante de residência ou declaração assinada; e um documento oficial com fotografia (carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional, passaporte, carteira de identificação funcional ou outro documento público) que permita sua identificação, caso necessário. 

 

Posso adiar o alistamento militar? 

Não, o alistamento militar é um ato obrigatório que deve ser realizado nos primeiros seis meses do ano em que o brasileiro completar 18 (dezoito) anos de idade. Entretanto, durante a fase de alistamento poderá ser solicitado o adiamento de incorporação. 

O que acontece se eu não me alistar? 

Quem não estiver inscrito na seleção, estará sujeito a uma multa que, até o mês de junho, é de R$ 4,14. Esse valor é atualizado a cada três meses, de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA). Além da multa, quem não se alista fica em débito com o Serviço Militar. Isso significa que o jovem estará impedido de usufruir de diversos serviços públicos, como obter carteira profissional e registro de diploma de profissões liberais, matricular-se em estabelecimento de ensino ou inscrever-se em concurso público.

O que devo fazer depois de alistado?  

Consulte o site do Alistamento para saber se você foi dispensado ou encaminhado para servir o quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica. 

Posso escolher em qual Força Armada quero prestar o Serviço Militar? 

Durante a Seleção Geral (fase em que o jovem se apresenta a uma Comissão de Seleção das Forças Armadas para concorrer à incorporação no quartel), o brasileiro poderá indicar sua preferência pela unidade – Marinha, Exército ou Força Aérea. No entanto, somente será atendido caso venha a se enquadrar nos perfis e padrões previamente estabelecidos para cada força, de acordo com a disponibilidade de vagas. 

Quando ocorre o período de Seleção Geral? 

Normalmente, de julho a outubro. Dele participam os jovens que se alistaram no início do ano (janeiro a junho) e os alistados em anos anteriores em débito com o Serviço Militar. 

Deixe sua opinião