TELEFÉRICO PASSA POR TESTE E SERÁ REINAUGURADO NO DIA 18

O teleférico, que liga o Zoobotânico ao Parque Leopoldo Moritz (Caixa d’Água) ponto de lazer e diversão dos brusquenses e turistas será reinaugurado na quinta-feira (18 ). O espaço com aproximadamente 700 metros de extensão que passou um longo período fechado recebe agora os últimos ajustes para a reabertura. 

Segundo o diretor do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Artur Pereira, várias foram as reformas realizadas no espaço, no entanto, a principal delas é o novo dispositivo de segurança das cadeiras. O equipamento é semelhante ao utilizado em uma montanha russa e tem apoio para os pés. “Apesar de todas as reformas feitas, esse sem dúvida é um dos principais itens do teleférico, que precisa ser seguro”. 

O teleférico também recebeu um novo cabo de aço, reforma nas torres, plataformas e um motor de emergência. Foram implantados uma nova e mais potente entrada de energia para o Zoobotânico e o teleférico.

Sistema de automação
Além de todas as reformas realizadas pelo DGI, um novo sistema de automação que conta com diversos controles de segurança foi desenvolvido e implantado em todo o teleférico. 

Entre eles, estão o controle dos ventos onde foi instalado um anemômetro que mede a velocidade do vento incidente no local e envia a informação para um Controlador Lógico Programável (CLP). O controlador faz a análise dos dados recebidos e, caso a velocidade do vento seja superior ao máximo permitido, emitirá um alarme avisando os operadores para que se faça a evacuação das pessoas.

Também foram instalados outros dispositivos, entre eles, o controle do cabo e monitoramento de cadeiras. Em cada uma das três torres foram instalados vários sensores para monitorar  todas as situações. Caso qualquer um desses incidentes acontecer os sensores enviam um sinal para o CLP que dispara um sinal de alerta para os operadores do teleféricos, possibilitando a resolução do problema de forma imediata. Os três pontos de transmissão serão interligados e funcionarão por um sistema comunicação em RF. 

Deixe sua opinião