Semana de Psicologia da UNIFEBE discute violência infantil

Temática relativamente recente para a Psicologia — Violência contra a criança e adolescente: conceitos e intervenção —, foi a palestra que abriu a 7ª semana acadêmica de Psicologia da UNIFEBE. O evento, que teve o apoio da Secretaria da Assistência Social e Habitação de Brusque, foi realizado na noite de quarta-feira, 15 de agosto, no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga. A programação da semana terá continuidade até sábado, 18, com diversas atividades no campus Santa Terezinha.

Pela primeira vez em Brusque, a Doutora em Psicologia, Sheila Maria Prado Soma, apresentou aos acadêmicos e a comunidade os tipos de violência contra crianças e adolescentes e as estratégias de prevenção. Segundo ela, que é escritora dos livros “O Segredo da Tartanina para prevenção do abuso sexual” e “O Tesouro da Tartanina para prevenção do Bullying”, a violência no âmbito familiar está mais presente nos lares do que se imagina.

— É preciso saber do que se trata, compreender como acontece e buscar ações para prevenir. Poder trazer esse tema para a universidade é muito importante, pois é recente ainda para a Psicologia e em geral os cursos não abordam disciplinas nesta área. Qualquer formação extra é relevante, porque essa área é uma das que mais emprega psicólogos atualmente e estes profissionais precisam estar preparados para atuar nesse campo — enfatiza.

O coordenador de Psicologia, Ademir Bernardino da Silva, explica que a Semana Acadêmica é uma oportunidade de aprender de maneiras diferentes, onde se pode refletir temas que não são corriqueiros em sala de aula.

— Muitas vezes na sala de aula estamos presos em teorias, embora o nosso curso traga muito para a questão prática. Nesta semana acontece uma interação maior entre acadêmicos, professores e acadêmicos. Nos sentamos juntos para aprendermos juntos — ressalta.

O reitor da UNIFEBE, professor doutor Günther Lother Pertschy, salienta que a Instituição se sente orgulhosa em realizar a Semana Acadêmica. De acordo com ele, a mídia vem mostrando diariamente fatos lamentáveis que ocorrem com crianças e adolescentes e eventos como esse são essenciais para a promoção do conhecimento.

— Precisamos discutir e construir conhecimento para poder desencadear ações e mudar esse formato, trazendo mais harmonia e controle para que nossas crianças e adolescentes tenham um convívio normal como deve ser uma sociedade organizada — observa.

O secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Deivis da Silva, ressalta que a UNIFEBE tem sido muito parceira da prefeitura e da comunidade. Para ele, o debate é importante para que novas diretrizes que envolvem o assunto sejam apontadas e para que a violência contra crianças e adolescentes seja minimizada.

Programação

Na quinta-feira, 16, a programação da Semana Acadêmica continua na UNIFEBE, no campus Santa Terezinha, a partir das 18h30 com a palestra “Abordagem Centrada na Pessoa”, no auditório do Bloco C com a professora Maira de Souza Flôr.

Na sexta-feira, 17, serão realizadas oficinas nas salas de aula do curso. O encerramento da formação será no sábado, 18, com o workshop “A Psicologia em Minha Vida – Vivência Psicodramática”, apresentada pelo coordenador de Psicologia.

Deixe sua opinião