Rodeio receberá 5ª Caminhada Franciscana da Juventude em Abril

Rodeio será sede da 5ª Caminhada Franciscana da Juventude. O evento, que acontece nos dias 01 e 02 de abril, reunirá jovens de diferentes cidades de Santa Catarina e também do Brasil. A caminhada terá em torno de 35 quilômetros, partindo do Salão Cristo Rei (Bairro Centro), passando pelas localidades do Ipiranga, Rodeio 50 e Gávea, retornando para o Centro, onde será realizado o encerramento do evento.

A iluminação bíblica escolhida foi retirada do Livro de Rei (19:11): “E eis que Ele vai passar”. A idade para participar é livre, somente sendo exigida autorização dos pais para os menores de 16 anos. Gabriel Dellandrea, um dos organizadores do evento, membro dos franciscanos e rodeense, lembra que a ideia não é de realizar uma competição. “O objetivo não é o de chegar em primeiro lugar na caminhada como uma corrida. Mas, o objetivo é que cada jovem faça uma experiência de encontro com Deus, com os irmãos e consigo mesmo, superando os próprios limites em nome da fé” – declarou.


Primeira reunião de organização reuniu cerca de 35 pessoas (Foto: Richard Ferrari)

No último dia 14 deste mês de março, foi realizada a primeira reunião para a organização do evento, no Centro Pastoral da Matriz. Cerca de 35 pessoas de diferentes comunidades se fizeram presentes, além do vice-prefeito Valcir Ferrari e o diretor de obras Toninho Peres, representando o poder público. Segundo Gabriel, essa reunião mostrou como a comunidade local está envolvida com o evento. “O povo de Rodeio está sendo fundamental e muito acolhedor com a proposta. Na primeira reunião ficamos surpresos com a quantidade de pessoas que se envolveram. Vocês não imaginam como isso é bom” – afirmou Gabriel.

A ideia de trazer este grande evento para o município de Rodeio partiu da fraternidade dos freis do Noviciado e do Serviço de Animação Vocacional da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Rodeio já recebeu uma grande comemoração franciscana nos últimos anos: foi celebrado, em nossa cidade, o centenário das Irmãs Catequistas Franciscanas em 2015.


​A caminhada passará pelo ‘Caminho dos Anjos’, um dos principais pontos turísticos da cidade (Foto: Luan Daniel Sehn)

As edições anteriores deste evento foram realizadas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, chegando a reunir mais de 300 jovens. A expectativa dos organizadores para a 5º edição é que o número de participantes continue subindo.

As inscrições para esse evento iniciam nesta segunda-feira, dia 20 de fevereiro, e se estendem até o dia 05 de março. Ela pode ser feita pela internet, através do link https://goo.gl/forms/60XFsG08BddZ06F02 ou também na Paróquia de Rodeio. O preço para a inscrição é de R$ 40,00, que serão investidos na realização do evento e também para a confecção de brindes para os participantes.

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO (01\04)

08h00 – Chegada e Acolhida

09h00 – Inicio da Caminhada, primeira parada na cachoeira do salto

13h00 – Parada na Capela do Ipiranga

15h00 – Almoço, descanso e oração no eremitério

18h00 – Saída do eremitério e oração do terço luminoso

19h30 – Retorno à Capela do Ipiranga e envio dos jovens as famílias

DOMINGO (02\04)

05h00 – Retorno dos Jovens

05h30 – Inicio da caminhada

08h30 – Chegada na capela do Rodeio 50

09h30 – Oração

10h00 – Saída em direção a Igreja Matriz

11h30 – Chegada à Igreja Matriz

12h00 – Missa de encerramento

13h30 – Almoço, apresentações artísticas e encerramento.

Maiores informações:

Coordenadores da caminhada:

– Frei Diego Melo

Telefone (WhatsApp): 55 11 98341-0708

Email: [email protected]

– Gabriel Dellandrea

Telefone (WhatsApp): 55 41 9572-1535

Email: [email protected]

Paróquia Municipal de Rodeio:

Secretária Leilane Conzatti

Telefone Paróquia: 55 47 3384-0929

Email: [email protected]

Frei Pedro da Silva 

 

Deixe sua opinião