Reunião aborda realização de Feira da Agricultura Familiar

Uma reunião entre os representantes das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente e Cultura e Turismo com a extensionista rural da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Bruna Parente Porto, ocorreu na quinta-feira, 02 de março, e abordou a realização de uma Feira de Produtos Coloniais e Artesanais oriundos da Agricultura Familiar de Nova Trento.

Na ocasião, a extensionista apresentou o projeto da Epagri, que tem como objetivo envolver os agricultores familiares neotrentinos e auxiliar na divulgação e apresentação dos produtos. A iniciativa também tem o intuito de buscar o reconhecimento e a representatividade para os produtos coloniais da cidade.

Bruna destaca que o município é rico por possuir saberes e sabores tradicionais de uma região colonizada por imigrantes diversos. “Os alimentos produzidos pela agricultura familiar possuem um potencial cultural atrativo para os moradores do município e, também, para visitantes de outras regiões, sendo possível associar o turismo religioso com a feira da agricultura familiar”, comenta a extensionista da Epagri.

Segundo ela, a proposta foi aceita com entusiasmo pelos secretários. “Espera-se que a feira se torne um evento tradicional em Nova Trento, que busca valorizar o trabalho dos agricultores e renovar os laços culturais e sociais do município”, conclui Bruna. Na ocasião, além da extensionista rural da Epagri, estavam presentes o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Victor Alisson Gomes, a engenheira florestal, Carla Marcolla e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Salvio Osmar Tonini.

 

Deixe sua opinião