Projeto Rota da Baleia Franca planeja ações para 2017

Fomentada pelo Sebrae/SC, iniciativa de fortalecimento do turismo de observação de baleias reúne grupos de trabalho

Os primeiros encontros dos grupos de trabalho (GTs) do projeto Rota da Baleia Franca (RBF), do Sebrae/SC, acontecem nesta quarta-feira (8), nas cidades do Sul que integram a ação. Laguna, Imbituba e Garopaba vão mobilizar as equipes executivas para discutir a continuidade do processo de gestão, elaboração de um novo catálogo, participação em feiras e missões internacionais.

Durante as reuniões, representantes dos três municípios terão a oportunidade de sugerir melhorias no processo. O novo catálogo que será elaborado é uma das pautas importantes, pois vai conter o material gráfico e informações sobre a RBF. “Esse portfólio permite mostrar nosso potencial turístico em diferentes partes do Brasil, objetivando não só trazer turistas, mas transformar a rota em um destino de ecoturismo de excelência”, explica Juliana Baldessar Ghizzo, gestora do projeto na Coordenadoria Regional Sul do Sebrae/SC.

Nos últimos 18 meses, os GTs já participaram de diversas feiras nacionais e internacionais, como as de Bonito/MG, São Paulo/SP, Festival Cataratas, em Foz do Iguaçu/PR, e ainda de visitas técnicas a dois importantes destinos de referência na observação de baleias: Abrolhos/BA e na Península Valdés, na Argentina.

Até agora, mais de 200 pequenos negócios e prestadores de serviços receberam capacitação nas áreas de gestão, produtos turísticos, ecoturismo e mercado, com resultados expressivos no turismo regional, principalmente durante a chamada baixa temporada.

Horas de capacitação

O projeto prevê ainda mais nove meses de atividades, com 15 mil horas de consultoria, além de palestras e cursos nas áreas de gestão, marketing, administração, vendas, atendimento, finanças, inovação e tecnologia. “O Sebrae é um motivador do processo, em especial à integração dos municípios que compõem a Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia-Franca, afirma o Coordenador Regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.

Agenda das reuniões:

Laguna: 08/03 | 9h às 11h
Local: Restaurante Atlântico Sul;

Garopaba: 08/03 | 16h30min às 18h30min
Local: Pousada do Veio;

Imbituba (Rosa): 08/03 | 19h15min às 21h15min
Local: a confirmar.

Deixe sua opinião