Programa recolhe volume recorde de resíduos eletrônicos em Santa Catarina

Recicla CDL, uma iniciativa de conscientização ambiental da Federação das CDLs, coletou 244 toneladas em um ano

A arrecadação de resíduos eletrônicos feita pelo movimento lojista catarinense bateu recorde no último ano, quando 244,3 toneladas de materiais deixaram de ser descartadas no meio ambiente graças às campanhas para destinação adequada. Este número é o balanço das ações do programa Recicla CDL realizadas por Câmaras Dirigentes Lojistas durante o último ano, o maior desde o lançamento da iniciativa da Federação das CDLs de SC (FCDL/SC), em 2010.

“O engajamento da comunidade faz parte deste sucesso, já que é a população quem entrega os resíduos nos pontos de coletas”, celebra Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. Ele lembra que, após o recolhimento, os materiais são transportados por empresa credenciada para encaminhamento a reciclagem ou destinação ambientalmente adequada.

No ano passado, as campanhas promovidas pela CDL de Videira registraram 122 toneladas, a maior quantidade de materiais recebidos entre as 71 CDLs que promoveram ações.

O Recicla CDL se tornou um consolidado programa de conscientização ambiental e contou com a participação de novas Câmaras de Dirigentes Lojistas em 2016, entre elas São João Batista, Petrolândia e Rio do Sul. Em alguns municípios, a campanha dura o ano inteiro e ganha a adesão de outras instituições – como escolas, por exemplo – uma mostra de que os moradores já incorporaram o espírito de colaboração com o meio ambiente.

Deixe sua opinião