Primeiras medalhas de SC nos Jogos Escolares vêm do judô e atletismo

Medalhas de prata saíram na última sexta-feira (11), primeiro dia da competição que acontece na Paraíba.

Saíram as duas primeiras medalhas de Santa Catarina nos Jogos Escolares da Juventude, 15 a 17 anos, em João Pessoa, na Paraíba. Na manhã da última sexta-feira (11), dia de abertura das competições, o judoca Vinícius Köhler e o corredor Carlos Tenfen conquistaram a prata. Vinícius é aluno da EEB Walter Fontana, de Concórdia, enquanto Carlos estuda na EEB Osvaldo Aranha, de Joinville.

Vinícius teve uma campanha segura e venceu quatro lutas até chegar à decisão da categoria até 90 quilos, onde perdeu com um wazari nos últimos 30 segundos de luta para Aythan Zanela, do Mato Grosso do Sul. Ao sair do tatame, a alegria do catarinense era visível e, clichês à parte, foi uma prata com sabor de ouro. “Olha, foi uma emoção imensa, tu não sabes quanto é bom chegar aqui depois de treinar todo dia, o ano inteiro, e medalhar em uma competição tão grande. Já venho há vários anos buscando essa medalha em competições nacionais e sempre alguma coisa atrapalhava meu desempenho, mas todo mundo perde um dia e nessa hora é treinar, voltar e ganhar”, disse.

Os demais judocas da delegação catarinense foram bem na competição, apesar de não conquistarem medalha. Felipe Vastres (acima de 90 kg), Duanne Ramos (acima de 70 kg) e Paloma Neis (até 70 kg) venceram suas estreias e seguiram até as quartas de final, onde acabaram perdendo. Paloma e Duanne foram derrotadas na repescagem, já Felipe, foi até a disputa do bronze, não chegou ao pódio.

Felipe representa a EEB Professor Eugênio Marchetti, de Herval d’Oeste; Duanne é da EEB Professor Germano Timm, de Joinville; e Paloma é da EEB Altamiro Guimarães, Antônio Carlos.

Prata também no atletismo

Já no atletismo, a medalha de prata veio nos 800 metros com o joinvilense Carlos Tenfen. O aluno da EEB Osvaldo Aranha fez o tempo de 1m57s00. O primeiro lugar ficou com Matheus Aguiar (PB), com o tempo de 1m55s44.

A delegação de Santa Catarina, em João Pessoa, é gerenciada pelo Governo do Estado, por meio da Fesporte.

Deixe sua opinião