Prefeitura de Guabiruba realiza 1º Mutirão de Castração de Animais

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, com o apoio da ONG Protegendo os Animais com Todo Amor (PATA) realizará no dia 26 de maio o 1º Mutirão de Castração de Animais. Serão cem castrações de cadelas e gatas, sendo 50 procedimentos destinados aos animais que estão em lares temporários e outros 50 às famílias carentes que possuem renda total de até três salários mínimos. Uma Unidade Móvel da Clínica Veterinária Projeto Castração estará no município para a esterilização.

Os interessados deverão fazer a inscrição pessoalmente nos dias 5 de 12 de maio na Praça Theodoro Debatin, Centro (ao lado da Prefeitura) das 8h às 18h. Voluntários da PATA estarão no local realizando o cadastro e conferindo a documentação, que deverá ser apresentada: foto e dados do animal (peso, idade, histórico de saúde), documento do tutor, comprovante de residência e comprovante de renda de todos os familiares.

Conforme a secretária de Saúde, Patricia Heiderscheidt, a castração é uma das principais ações para inibir a reprodução descontrolada de animais. “A superpopulação de animais domésticos e abandonados pode ser tornar um caso de saúde pública. A castração vem no sentido de prevenir algumas doenças graves e evitar as ninhadas indesejadas que acabam motivando o abandono”, destaca a secretária.

Em parceria com a Prefeitura, a PATA auxilia no mutirão e afirma que a ação vai evitar a reprodução sem controle de animais, reduzir o abandono, bem como controlar zoonoses e acidentes de trânsito envolvendo esses bichos. “A PATA faz um trabalho voluntário na causa animal, realiza ações preventivas com projetos educativos, divulgação de animais para adoção e castração de acordo com as condições financeiras. O mutirão com certeza será um marco para nós que lutamos por políticas públicas na causa animal”, ressalta a presidente da PATA, Kelly Cristine Stricker.

Deixe sua opinião