Prefeitos vão a Brasília para Marcha em Defesa dos Municípios

Liderados pelo presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Jean Michel Grundmann, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais da região desembarcam na capital federal, na próxima semana, para se juntar a outros milhares de municipalistas na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 21 a 24 de maio, na capital federal.

Considerada um dos maiores eventos municipalistas do mundo, a Marcha a Brasília deste ano tem como tema Compromisso com o Brasil. O evento deve receber o presidente da República, Michel Temer, e ministros, na manhã do dia 22, durante a sessão solene de abertura, marcada para as 8h. Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de diversos outros parlamentares, também são aguardados pelos mais de cinco mil gestores municipais já inscritos no evento.

Está prevista, ainda, a presença dos candidatos à presidência da República, em dois blocos, nos dias 22 e 23 de maio, a partir das 14h. Incialmente, de acordo com programação, os candidatos terão espaço para expor suas propostas e para responder a questionamentos municipais. A intenção é obter deles o compromisso com a pauta prioritária dos municípios brasileiros.

O presidente da Ammvi explica que, durante a programação, há um espaço para tratar de temas locais vinculados ao Judiciário, como o abaixo-assinado dos royalties, que requer decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para distribuição igualitária dos recursos arrecadados com a exploração do petróleo. “Teremos ainda arenas temáticas sobre saúde, assistência social, meio ambiente, defesa civil, desenvolvimento econômico, educação, finanças e demais áreas que permeiam a Administração Municipal”, explica Grundmann.

A Marcha, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), é o principal momento para as lutas e reinvindicações dos municípios ganharem destaque em Brasília e repercutirem em todos os territórios brasileiros. O evento encerra na quinta-feira (24), com a leitura da Carta da Marcha.

Neste ano, a comitiva da Ammvi é composta por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Doutor Pedrinho e Guabiruba.

Deixe sua opinião