POR DIA, CERCA DE 100 PESSOAS FALTAM EM CONSULTAS MÉDICAS PRÉ-AGENDADAS

Esta ausência tira vaga de quem realmente está necessitando de uma consulta médica

O índice de faltas dos pacientes que utilizam a rede pública de saúde de Brusque chega a 15% diariamente. São cerca de 116 consultas que deixam de ser cumpridas todos os dias, conforme dados da Secretaria de Saúde, resultando em uma ausência anual de quase 28 mil atendimentos nas unidades básicas e nas mais de 20 especialidades disponibilizadas à população.
A situação é considerada um problema pela secretária de Saúde, Ana Ludvig, pois sobrecarrega a demanda por exames e consultas com especialistas, gerando um desequilíbrio na oferta desses procedimentos e o crescimento progressivo da demanda reprimida. “Quando um usuário não comparece no dia e horário agendado, sem avisar que irá faltar, ele ocupa uma agenda que poderia ser oferecida a outro paciente que também aguarda na fila pelo atendimento”, explica.
Entre as especialidades com os maiores índices de faltantes está Nutrição, com 32,1%, Dermatologia, com 22,4%, e Pediatria, com 17,3%. A secretária acrescenta que as consequências do número de ausências são o desperdício de dinheiro público, o aumento das filas de espera e a ociosidade dos profissionais. “Quando houver a necessidade de reagendar a consulta ou em caso de desistência, o usuário deverá entrar em contanto com a Unidade Básica de Saúde onde o agendamento foi feito e justificar sua ausência”.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Brusque reestruturou toda a rede de saúde municipal, investindo na construção de novas unidades, contratação de profissionais, ampliação na oferta de serviços e especialidades, entre outras medidas de qualificação do setor. Apesar disso, a secretária ressalta que é preciso haver uma conscientização maior por parte da comunidade para que seja possível atender a demanda.
AGENDAMENTOS

Para ser atendido pelo médico da Unidade Básica de Saúde é necessário agendar uma consulta na recepção da UBS. Caso seja idoso, o usuário poderá fazer o agendamento por telefone. A ordem da agenda respeita a ordem de chegada dos pedidos. Alguns dias antes da consulta, a equipe da UBS também entra em contato com o paciente para lembrá-lo do agendamento.

Deixe sua opinião