População avalia o Governo Municipal

Encerrado o sexto ano do mandato da atual administração, a Prefeitura de Brusque deu outro passo em seu processo de avaliação da eficiência e da efetividade do seu planejamento estratégico, realizando pesquisa quantitativa junto à população nos últimos dias de 2014. 
O trabalho foi desenvolvido pela empresa Plano Pesquisas e buscou avaliar o nível de satisfação da população em relação ao governo municipal e as políticas públicas desenvolvidas pela Prefeitura de Brusque. Por meio de um questionário estruturado, foram ouvidas individualmente 560 pessoas, em todas as regiões do município. A margem de erro é de 4,5% (pontos percentuais). 
Em relação à opinião dos entrevistados, quanto sua avaliação da administração de Paulo Eccel e Farinha, 68,18% (*) afirmam aprovar a gestão, com 4,69% avaliando-a como Ótima, 46,09% como Boa, 34,77% como Regular, e apenas 14,46% como Ruim ou Péssima. 
Perguntada sobre sua opinião em relação a forma como o prefeito Paulo Eccel governa, 68,75% dizem aprovar seu modo de gestão, com 17,58% afirmando aprovar totalmente e 51,17% aprovando em partes. 
 Os entrevistados opinaram ainda sobre qual o maior problema que consideram que deve ser enfrentado pela Prefeitura. Temas clássicos como saúde, pavimentação, segurança e trânsito lideram as expectativas. Na sequência, puderam atribuir nota para cada área. A geração de emprego e renda continua liderando a aprovação popular, obtendo a nota 8,52. Outro destaque importante é que nenhuma área obteve nota inferior a 5, tendo a guarda de trânsito obtido 5,44 pontos. A tabela completa pode ser conferida na listagem abaixo.
Quanto à saúde, para 58,99% da população, as políticas públicas executadas neste período melhoram o serviço oferecido, comparado ao governo anterior. A pesquisa revela, ainda, quais aspectos precisam ser aperfeiçoados nesta área.
A pesquisa demonstrou, ainda, que para 67,19% da população a cidade melhorou com a atual gestão. Com 19,14% considerando que Melhorou Muito, 48,05% que Melhorou um Pouco e apenas 10,94% afirmando que piorou pouco ou muito.
 Ao final, os entrevistados puderam registrar qual consideram a maior marca entre os programas estratégicos do governo, sendo a resposta liderada pelas obras do PAC Macrodrenagem, com 33,59%, seguida pelas obras de Pavimentação. 
 

Para o prefeito Paulo Eccel, “os dados demonstram que estamos seguindo no caminho certo, executando o plano de governo com planejamento estratégico e participação popular”. Segundo o prefeito, os dados da pesquisa servirão para que a equipe da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica possa elaborar o Plano de Ações de 2015. 

*Segundo a metodologia utilizada, para o cálculo da aprovação são somados os percentuais de avaliações de ótimo, bom e metade do percentual da avaliação de regular.

Notas dadas pela população por área

Abastecimento de água
7,70
Calçadas
5,60
Coleta de lixo
7,84
Cuidados com a cidade
6,70
Cuidados com as ruas
6,18
Educação
7,69
Geração de emprego
8,52
Guarda de Trânsito
5,44
Iluminação pública
7,94
Segurança pública
6,82
Trânsito e mobilidade
5,81
Transporte Coletivo
6,68
Unidades Básicas de Saúde
5,67

Deixe sua opinião