Polícia Federal deflagra Operação Refúgio contra o tráfico de drogas

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (18) a Operação Refúgio para desarticular uma organização criminosa internacional especializada no tráfico de drogas. A PF cumpre 13 mandados de prisão temporária e 12 mandados de busca e apreensão. Até o momento, cinco pessoas foram presas.

Os mandados judiciais estão sendo cumpridos no estado de São Paulo, na capital, em Guarulhos e Itapevi e também nas cidades de Extrema, em Minas Gerais e Itajaí, em Santa Catarina.  Todos os mandados foram expedidos, a pedido da PF, pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo.

O inquérito policial se iniciou em abril deste ano, a partir de uma cooperação policial internacional com a Agência Antidrogas Norte-americana sobre a atividade de um grupo de sérvios que estaria enviando drogas para a Europa, a partir do Porto de Santos. As investigações da PF apontam que o grupo estaria ligado a um grande narcotraficante sérvio e articulava a compra de cocaína a partir da cidade de São Paulo/SP e promovia a remessa da droga à Europa pela via marítima, utilizando os portos de Santos/SP e Navegantes/SC.

Os investigados presos nesta data serão indiciados e responderão pelos crimes de tráfico de drogas e associação internacional para o tráfico de drogas, com penas de 3 a 15 anos de prisão.

A operação tem esse nome em razão de um dos alvos ter pedido permanência no Brasil com pedido de refúgio, utilizando-se de documentos falsos.

 

Deixe sua opinião