PMSC cria o programa ”A Rede de Segurança Escolar”

Com o objetivo de tornar o ambiente escolar ainda mais seguro para alunos e professores, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) criou o programa “A Rede de Segurança Escolar”.
O programa institucional pretende desenvolver ações policiais militares junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das unidades de ensino.
O programa será institucionalizado em duas etapas, que possuem objetivos bem definidos. A primeira, com o propósito de criar e fortalecer vínculos junto à comunidade escolar; e a segunda, de prestar consultoria com base nas estratégias de prevenção situacional e prevenção através do desenho urbano.
A Rede de Segurança Escolar soma-se ao Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), mas os programas se constituem diferentes com regramento próprio.
A Rede de Segurança Escolar tem por finalidade:
I – Proteger e orientar os alunos quanto a medidas comportamentais preventivas, bem como fortalecer e ampliar vínculos com a comunidade
escolar;
II – Assessorar a comunidade escolar na construção de soluções pacíficas dos
conflitos e problemas de segurança;
III – Proporcionar uma consultoria de segurança para as unidades de ensino,
pautada em preceitos de prevenção ambiental e situacional;
IV – Estabelecer em parceria com a comunidade escolar, grupos de discussão
para atuação na prevenção situacional do crime de acordo com a filosofia de
policia de proximidade.
A Rede de Segurança Escolar será composta por guarnições específicas, denominadas “Patrulha Escolar”, em que policiais militares serão consultores de segurança escolar junto à comunidade escolar. Essa patrulha formará uma rede composta pelos representantes das unidades de ensino, utilizando redes sociais (WhatsApp ou Telegram) para fortalecer os vínculos e estreitar o canal de comunicação. Mas esse canal de comunicação não substitui o 190, que deve ser utilizado para ocorrências.

Deixe sua opinião