PM ambiental realiza instrução quanto ao uso do decibelímetro

Na tarde de terça-feira (21), a Polícia Militar Ambiental de Canoinhas proferiu uma instrução sobre o uso do equipamento decibelímetro para os técnicos da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) do município de Mafra/SC.

A instrução foi realizada no próprio espaço da FATMA, ministrada pelo cabo PM Leonardo Joriel de Quadros, sendo a pedido da Gerente de Desenvolvimento Ambiental Gracieli de Lara que diz ser necessária devido a grande demanda recebida de solicitações. Os técnicos receberam instruções sobre a utilização e o manuseio correto do aparelho, que é responsável por aferir, em decibéis, a intensidade do som, ruídos e barulho de qualquer espécie.


“O equipamento permitirá a medição nos níveis de pressão sonora e o combate aos crimes de poluição sonora. Com esse treinamento os técnicos estarão habilitados a utilizar o decibelímetro e poderão atender solicitações de poluição sonora e realizar diversas fiscalizações”.
O Medidor de Nível de Pressão Sonora (MNPS), também chamado de decibelímetro, é um equipamento utilizado para realizar a medição dos níveis de pressão sonora, e, consequentemente, intensidade de sons, já que o nível de pressão sonora é uma grandeza que representa razoavelmente bem a sensação auditiva de volume sonoro, quando ponderada. Esse equipamento é normalmente calibrado para ler o nível de som em decibéis.

Deixe sua opinião