Padrão Roland-Garros começa a ser montado nas quadras do LIC, na Capital

As quadras de saibro do Lagoa Iate Clube, em Florianópolis, começaram a ser preparadas nesta segunda-feira (6) para receber atletas juvenis de todo o Brasil no Rendez-Vous à Roland-Garros. É a primeira vez que o Sul do Brasil recebe a competição, cujos vencedores irão disputar em Paris na final das Nações uma vaga na chave principal desta categoria em Roland-Garros Júnior. O torneio segue o padrão de quadras e também toda a programação visual do Grand Slam mais charmoso do mundo, e vai permitir que o público presente no LIC sinta um pouco do clima de Roland-Garros. E o melhor: a entrada é gratuita para assistir aos jogos, que terão início no dia 9 de março, às 9h.

Nesta quarta-feira (8) acontece a cerimônia oficial de abertura do Rendez-Vous à Roland-Garros, a partir das 11h, no Maria do Mar Hotel. A tarde está reservada para treinos dos atletas nas quadras do LIC e as disputas têm início todos os dias às 9h, com exceção de sábado (11), quando iniciam às 11h. A final feminina está marcada para domingo (12) às 9h e a masculina também para domingo, com previsão de início às 11h. A cerimônia de premiação será realizada logo após a final masculina.

Esta é a terceira edição deste torneio no Brasil – em 2015 e 2016 a competição aconteceu em São Paulo. “Nas duas edições em que nosso País esteve presente os vencedores das finais foram brasileiros. É uma oportunidade única para a nossa categoria de base ter chances de participar de um Grand Slam, que é o mais importante evento de tênis do ano em termos de pontos no ranking mundial, de tradição, de atenção do público e de valor da premiação”, explica Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis. Os vencedores foram Gabriel Décamps, em 2015, e Rafael Wagner, em 2016.

O Rendez-Vous à Roland-Garros é um torneio realizado pela Federação Francesa de Tênis (FFT) em parceria com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e, além do Brasil, possui disputas iguais em outros cinco países: China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Índia e Japão. Os vencedores de cada um dos seis países, na categoria feminina e masculina, vão a Paris com despesas pagas para se enfrentarem. Os grandes vencedores das finais entre as nações faturam uma vaga direta na chave principal do torneio juvenil de Roland-Garros.

A prioridade de entrada no torneio que começa nesta quarta-feira é dos cinco campeões dos circuitos regionais prévios já realizados, além dos 10 melhores colocados pelo ranking mundial juvenil ITF entre aqueles que efetuarem a inscrição. O torneio oferece 16 vagas para cada categoria: 18 Anos Masculino e 18 Anos Feminino, sendo que 10 entram pelo melhor ranking inscrito, 5 pela vitória nos circuitos regionais e 1 através de Wild Card oferecido pela organização do torneio.

O Rendez-Vous à Roland-Garros faz parte de uma parceria fechada entre a Federação Francesa de Tênis e a Confederação Brasileira de Tênis, ainda na gestão de Jorge Lacerda, que se estende à troca de “know-how” visando o desenvolvimento do tênis brasileiro, a capacitação dos departamentos e de informações como o modelo de atuação da FFT junto às federações e clubes franceses.

“Fizemos um compromisso de longo prazo e solene para fomentar e incentivar talentos do Brasil. A última edição mostrou que o País tem um enorme potencial na categoria juniores e esperamos que este ano não seja diferente, especialmente na cidade do Guga. Este ano nós adicionamos uma outra oportunidade, com a inclusão dos qualificados nos torneios regionais em todo o País, permitindo que mais jogadores possam competir, uma chance que vale ouro”, explica Sam Primaut, Diretor de Desenvolvimento da FFT.

Deixe sua opinião