OPERAÇÃO ASPIRANTEX-2017

A Marinha do Brasil realizará, no período de 12 de janeiro a 02 de fevereiro de 2017, a Operação ASPIRANTEX-2017, atuando na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro-RJ e Mar Del Plata-ARG, com visita aos portos de Montevidéu-Uruguai, Mar Del Plata-Argentina, Itajaí-SC e São Francisco do Sul-SC.

Para a realização da Operação, o Comandante em Chefe da Esquadra, constituiu o Grupo Tarefa (GT) 701.1, designando o Comandante da 1a Divisão da Esquadra, Contra-Almirante VALTER Citavicius Filho, como seu Comandante, a fim de coordenar e conduzir os exercícios que envolverão os meios participantes da Força Naval componente.

A Operação ASPIRANTEX-2017 terá como propósito contribuir para o aprestamento dos meios da esquadra e para a escolha da opção de corpo e área de habilitação dos Aspirantes do 2 o Ano da Escola Naval. O GT será composto pelos seguintes meios: Navio Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia (G-25), Navio Doca Multipropósito Bahia (G-40), Corvetas Barroso (V-34) e Jaceguai (V-31), Navio-Tanque Almirante Gastão Motta (G-23) e as Fragatas Greenhalgh (F-46) e Rademaker (F-49). Haverá no decorrer da Operação, em apoio aos exercícios, a participação do Submarino “Tupi” (S30), do Comando do 1o Distrito Naval por meio do NavioPatrulha Oceânico Amazonas (P-120) e do Comando do 5o Distrito Naval representado pelo Navio-Patrulha Benevente (P61), além de unidades aéreas do Comando da Força Aeronaval e aeronaves da Força Aérea Brasileira.

A Operação contará com o embarque do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Sergio Roberto FERNANDES dos Santos e do Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Celso Luiz NAZARETH.

Haverá visitação pública aos navios durante a estadia nos portos de Montevidéu e Mar Del Plata, nos dias 20 a 22 de janeiro e nos portos de Itajaí e São Francisco do Sul, nos dias 28 e 29 de janeiro, no horário compreendido entre às 14 horas e o pôr do sol.

Fragata Greenhalgh F-46

Navio Doca Multipropósito Bahia G-40

Corveta Barroso V-34

Navio Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia G-25

Deixe sua opinião