Ocesc mantém representação sindical das cooperativas de crédito

Entidade aguarda recurso no Ministério do Trabalho que suspende alteração do estatuto da Sinacred. Representação sindical e contribuições estão em disputa

A Ocesc, juntamente com outros sindicato patronais das cooperativas, esperam decisão de recurso administrativo no Ministério do Trabalho que pede a suspensão de alteração de estatuto do Sindicato Nacional das Cooperativas de Crédito (Sinacred), que, em dezembro de 2016, passou a ser a representante sindical de todas as cooperativas de crédito do Brasil.

O Ocesc sempre teve a convicção de ser a legítima representante das cooperativas de crédito, tendo, portanto, a titularidade em relação à Contribuição Sindical Patronal, já que está mais próxima de suas filiadas e prestando serviços sempre que demandada. Porém, o Ministério do Trabalho autorizou a mudança de estatuto do Sinacred, que, até então, era representante sindical apenas das Unicreds no Brasil.

Com a decisão, as cooperativas de crédito teriam que pagar a contribuição sindical para o Sinacred. “Embora as cooperativas de crédito tenham pago a contribuição para a Ocesc, ainda estamos aguardando pronunciamento dos órgãos competentes. Contudo, seja qual for, somente produzirá efeitos para as próximas contribuições. Por ora, a Ocesc representa as cooperativas normalmente”, comenta o diretor superintendente da Ocesc, Neivo Luiz Panho.

Deixe sua opinião