Nutri+ Personal Diet propõe alimentação equilibrada e qualidade de vida

Ao longo de sua carreira como educadora, cuidar da alimentação, nunca foi uma prioridade para Erica Fuckner. Mas depois que se aposentou há quatro anos, os cuidados com a saúde passaram a nortear seu dia a dia. “Eu sempre trabalhei muito e minhas jornadas eram muito cansativas. Eu nunca parava para prestar atenção na forma como me alimentava. Então, quando me aposentei descobri que tenho diabetes e comecei a cuidar mais da saúde e a me preocupar com a qualidade de vida. Infelizmente, muitos problemas de saúde, são reflexo da má alimentação, do estresse e da falta de rotina durante a vida. Mas agora faço acompanhamento com nutricionista e estou conseguindo controlar o diabetes. Por indicação da nutricionista, vim participar dos encontros do Nutri+ Personal Diet, pois desejo aprender dicas que ajudem a organizar melhor minhas refeições. Acredito que com planejamento e organização, fica mais fácil manter uma alimentação equilibrada”, declara Erica, de 59 anos.

Ela faz parte de um grupo de 20 pessoas, que se inscreveu para participar do programa Nutri+ Personal Diet, promovido pela Unimed Brusque.

Viviane Krieger, de 39 anos, também integra o grupo que objetiva manter uma alimentação equilibrada e bem planejada, como aliada na busca por uma vida mais saudável. “Há alguns anos descobri que tenho uma doença crônica e preciso de uma alimentação regrada para ajudar no meu tratamento médico. Já fiz acompanhamento com nutricionista, mas tenho dificuldades para me organizar e por isso, minha expectativa é justamente aprender a como planejar as refeições e principalmente, aprender a fazer compras da forma correta. Me chamou atenção essa possibilidade de ir ao supermercado acompanhada da nutricionista e aprender a comprar os alimentos certos para preparar, pois geralmente, fico perdida sem saber o que comprar”, descreve Viviane.

A nutricionista da Unimed Brusque, Ana Carolina Loos Duarte, explica que o programa, visa propor uma mudança de hábitos e de alimentação. “Não é um programa com foco em perda de peso, e sim, em ensinar a escolher os alimentos certos e a se alimentar de forma saudável. Serão quatro encontros ao todo, sendo um por mês. Nesta primeira noite, falamos sobre hábitos, escolhas, planejamento e armazenamento dos alimentos. No segundo encontro, faremos uma visita ao supermercado, para ensinar de maneira prática, a fazer a leitura de rótulos, dicas do que comprar e o que deve ser evitado. No terceiro encontro haverá uma aula de culinária, e o grupo irá aprender como preparar algumas receitas. Já no último encontro, faremos um pequeno concurso entre os participantes, onde cada um irá preparar um prato que será avaliado por uma banca. A ideia é que os participantes cheguem ao final dos encontros com autonomia. confiança para fazer uma boa compra, e com o sentimento de que cozinhar é uma coisa boa e prática, que pode ser algo prazeroso”, destaca Ana Carolina.

Cronograma de encontros:

11 de junho

Apresentação

Técnicas de congelamento

Organização

9 de julho

Visita ao supermercado

Leitura de rótulos

Dicas de compras

12 de agosto

Aula de culinária

Técnicas

Receitas

10 de setembro

Finalização

Concurso de culinária

Deixe sua opinião