Novo encontro discutiu o restabelecimento do calado para o Complexo Portuário de Itajaí

Na terça-feira dessa semana, 10, pela manhã, o Superintendente do Porto de Itajaí, Engenheiro Marcelo Werner Salles, acompanhado do Diretor Técnico, André Pimentel, cumpriram agenda na sede da Diretoria de Obras e Serviços de Acessos Aquaviários da Secretaria de Portos do Ministério de Transportes (SEP), em Brasília.
Em pauta, assuntos de destaque sobre a dragagem do restabelecimento de cota de 14 metros DNH para o Porto, provenientes de um assoreamento extraordinário ocorrido nos meses de setembro e outubro de 2015.
Ainda nesta mesma reunião, foram discutidos com equipes técnicas sobre o cumprimento de prazos e devidas providências que se fazem necessárias para a execução das obras.
De acordo com o superintendente, o momento é propício para agilizar o restabelecimento quanto à profundidade do calado e assim incrementar a concorrência no mercado do Complexo, “Constatamos a efetividade da conclusão do processo licitatório e empenho integral do contrato que já nos favorece. Diante do que hoje o Governo Federal vive esse momento nas condições financeiras e orçamentárias, temos uma obra integralmente empenhada e isso nos dá uma condição em termos de administração portuária de que o cheque foi feito”, destacou defendeu Marcelo Salles.
O Superintendente do Porto de Itajaí enfatizou ainda sobre o aporte financeiro do governo, demonstrando a garantia da dragagem de recuperação das cotas de profundidade que serão realizadas, “Para nós mercadologicamente é muito importante porque nós ficaremos de igual para igual com os portos que concorremos diretamente, ficando com um nível de aprofundamento melhor que o Porto de Paranaguá, igual ao Porto de São Francisco e Imbituba. Com base nos resultados de profundidade do calado, iremos avançar em melhores condições de segurança de navegação perante a praticagem e ainda assegurar ao armador a efetividade da profundidade”, lembrou o Superintendente.
O valor total dos serviços operacionais de dragagem de manutenção será de R$ 38.811.334,37. Recursos estes provenientes do Governo Federal através da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP).
Relembre: PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE DRAGAGEM
Em 04 de novembro de 2016 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), a reabertura de prazo de licitação referente ao processo 00045004190201511, tendo por objetivo a contratação de “Obra de Engenharia de Dragagem por Resultado”, nos acessos aquaviários do Complexo Portuário de Itajaí, assim como as demais atividades que competem aos serviços e operações necessárias e ao aprofundamento dos canais de acesso e Bacia de Evolução para 14 metros DNH. 
Em tempo, uma nova reunião estará sendo agendada na SEP com Gestores de Portos Delegados com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, e na oportunidade serão debatidos assuntos relevantes quanto à descentralização e gestão dos portos.
 
VISITA DO MINISTRO:
Está prevista para o dia 27 de janeiro (sexta-feira), a visita do Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Lessa, onde na oportunidade, deverá assinar o contrato da dragagem de aprofundamento para 14 metros aos acessos aquiaviários do Complexo Portuário de Itajaí, assim como outros assuntos referentes às obras dos berços 03 e 04 e Bacia de Evolução serão destacados.

Deixe sua opinião