Notícia falsa relaciona proliferação de besouro no Vale do Itajaí com trabalho da Epagri

Uma notícia falsa que está circulando nas redes sociais acusa injustamente a Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) de ter deixado escapar o besouro-amarelo na região do Vale do Itajaí. Esse besouro é da fauna nativa do Estado, um escaravelho da espécie Geniates barbatus, sua proliferação não tem nenhuma relação com as pesquisas desenvolvidas na unidade.
A notícia falsa afirma que esse inseto fazia parte de um experimento de controle biológico e acabou fugindo do laboratório da EEI e se proliferando pela região. Esse fato não é verdadeiro, não existe nenhum estudo sendo desenvolvido com o besouro-amarelo na EEI.
“Esse besouro sempre ocorre em alta população no mês de novembro, desfolhando muitos pés de goiabeira e aroeira. Como quase todo mundo tem um pé de goiabeira no quintal, ele acaba ocorrendo em muitos locais. Além disso, o animal é atraído pela luz e entra nas casas a noite, dando a impressão de que a população é maior do que o normal”, esclarece Eduardo Rodrigues Hickel, entomologista e pesquisador da EEI.
A Epagri reforça a importância de se buscar sempre os canais oficiais de informações antes de reproduzir qualquer notícia de caráter duvidoso. Não repasse notícia falsa, na dúvida, procure por nossa equipe.

Deixe sua opinião