Mulheres integram o rol de palestrantes do Clustex

2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano e Caribenho acontece na próxima semana e pela primeira vez será sediado no Brasil

Entre os representantes dos seis países que participam do ‘Clustex  -2º Fórum Internacional de Clusters Têxteis Sul-Americano e Caribenho’,  as mulheres também marcarão presença no evento, que acontece na próxima semana, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no Pavilhão da Fenarreco, em Brusque.  Uma delas é a peruana Lorena Quiroz Romero. Conferencista e empreendedora, Lorena é especialista em programas de treinamentos, capacitações, cursos e oficinas para desenvolvimento de habilidades gerenciais, empreendedorismo e gestão de conflitos, e irá ministrar a palestra ‘O associativismo artesanal têxtil como ferramenta para o desenvolvimento do Clustex artesanal da mulher artesã’.

Sobre a participação no evento, Lorena destaca a importância da reunião de diversos países para a discussão de um segmento tão importante no mercado internacional. “Este evento será de suma importância porque especialistas sobre o assunto têxtil poderão apreciar um enfoque real das relações comerciais com os países de nosso continente. Além disso, acredito que com o evento ficará marcada a importância dos acordos internacionais como uma engrenagem na cadeia produtiva têxtil e de fabricação. Sem contar que poderão ser realizados aportes significativos, como intercâmbio de conhecimentos e intercâmbio real”, destaca.

Além disso, para a peruana, as expectativas para o evento são as melhores possíveis, já que grandes oportunidades poderão ser geradas a partir dele, que pela primeira vez acontece no Brasil e será sediado em Brusque. “Minhas expectativas são as melhores, uma vez que o Clutex reunirá a elite do setor têxtil de nosso continente, onde vamos ter um foco real e uma imagem clara das tecnologias aplicadas, bem como das ferramentas comerciais utilizadas que nos poderão levar ao sucesso”, completa.

Associativismos em prol do desenvolvimento

Assim como Lorena, outra palestrante que estará presente no Clustex será a brasileira Adriana Cordeiro, assessora técnica da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral – Políticas Públicas para MPE, do Governo do Estado do Paraná. Na oportunidade, ela irá ministra a palestra sobre ‘Internacionalização de Empresa e Aspectos Culturais e Procedimentos’.

Com formação em Administração de Empresas, Desenvolvimento de Mercado, e pós-graduação em Gestão de Projetos (FAE Business School) e em Comércio Exterior (FAE), Adriana também possui uma vasta experiência em organismos internacionais.

Para ela, poder compartilhar experiências, soluções de problemas e fortalecer o segmento, bem como as relações entre os países participantes, será uma oportunidade única. “Acredito que o Clustex irá nos mostrar a importância de estarmos num mundo conectado, em desenvolver novas ideias e conhecer novos produtos, bem como aprimorar design e qualidade para a conquista de novos clientes e mercados, com a troca de informações com os países participantes”, comenta.

Em relação a sua participação no evento, a assessora técnica paranaese também declara a satisfação em poder integrar o rol de palestrantes que irão promover importantes discussões e reflexões sobre o segmento. “É um evento internacional e trata o associativismo em nível tão avançado como o Cluster, possibilitando a sustentabilidade aos pequenos negócios, através da integração, cooperação e articulação”, acrescenta.

Além de Lorena e Adriana, a colombiana Luz Mercedes Mejía López, da Câmara de Comércio de Medelín, também será uma das palestrantes do Clustex, com o tema ‘Formação e Gestão de Clusters Têxteis para as MPE’. Patrícia Beller será a responsável pela palestra ‘Cluster el Chaco da Argentina’, e Eva Torales, representando o Paraguai, irá falar sobre ‘Maquila e Cluster no Paraguai’.

Programação

O 2º Fórum Internacional contará com Feira de Negócios, reunindo diversos expositores de toda cadeia têxtil, painéis temáticos com palestrantes nacionais e internacionais, palestras e entrada gratuitas para o público, além de rodada de negócios de confecção – a Preview Inverno 2017, visitas técnicas, apresentação de cases de sucesso, divulgação de marcas e produtos entre outras ações.

Entre os nomes já confirmados para o Clustex estão o diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) Fernando Pimentel; o presidente fundador do ‘Clustex – Lambayeque y Cluster Textives, o peruano Valdemar Romero; e o especialista Compliance, Paulo Sérgio Suzart. O presidente da SINTEX, Ulrich Kuhn; o presidente da Fampesc, Diogo Henrique Otero; o diretor de Desenvolvimento Produtivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Miguel Antonio Cedraz Mery; e ainda Jose Posso Pasquel, do Equador, também integram os palestrantes do evento.

A entrada para a visitação no evento será gratuita, mas os participantes precisam fazer a inscrição pelo site: www.clustex.com.br.

Deixe sua opinião