Médico que estava de férias em Balneário morre após comer camarão

Um médico de 30 anos, que estava veraneando em Balneário Camboriú, faleceu na manhã de sábado (28) após sofrer um choque anafilático causado provavelmente por uma alergia  (camarão ).

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Cleber Volpato, que era natural de Paranavaí-PR e morava em Maringá-PR, comeu camarão na noite de sexta-feira (27), ele só começou a passar mal na madrugada de sábado. Cleber teve várias paradas cardíacas e chegou a ser encaminhado ao hospital, mas acabou falecendo.

O médico trabalhava no Samu de Maringá.

Choque anafilático

O choque anafilático, também conhecido como anafilaxia, é uma reação alérgica grave que surge poucos segundos, ou minutos, após estar em contato com uma substância a que se tem alergia, como camarão, veneno de abelha ou alguns medicamentos, por exemplo.

É considerado na medicina o último nível de gravidade de um processo alérgico. Em contato com alguma substância tida pelo organismo como uma espécie de inimiga, os vasos se dilatam, os líquidos extravasam, causando inchaço, os tecidos deixam de receber oxigênio, a glote fecha e dificulta a passagem de ar. Sobrecarregado, o coração para.

“É uma resposta rápida do organismo quando o paciente entra em contato com um alérgeno a que ele seja previamente sensível. A pressão vai a zero, podendo levar ao óbito”, define o médico Fábio Morato Castro, presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia.

Deixe sua opinião