Médico especialista palestra sobre prevenção do câncer de mama na empresa ZM S.A.

A sede da empresa metalúrgica ZM S.A. recebeu nesta segunda-feira, 16 de outubro, o Dr. Gustavo Gumz Correia (CRM 19.629), médico radiologista do Centro de Imagem do Hospital Azambuja, que palestrou às funcionárias sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação é promovida pelo plano de saúde dos trabalhadores metalúrgicos, a Sintimmmeb Saúde (Nº registro ANS 41985-1), em alusão a campanha Outubro Rosa.

“A mamografia é muito importante justamente porque o câncer de mama é uma das poucas doenças que a gente consegue rastrear e pegá-la no início. A mamografia é um exame sistemático que você pode fazer todo ano para ter uma boa chance de detectar ele precocemente. Com uma detecção precoce, um câncer bem no início, o tratamento será mais tranquilo, menos agressivo e mais eficaz”, explicou o Dr. Gustavo Gumz Correia.

A palestra, que já ocorreu também na empresa Irmãos Fischer, tem o objetivo de conscientizar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância de realizar o exame de mamografia periodicamente. Atualmente, a Sintimmmeb Saúde possui mais de 9 mil beneficiários, entre sócios e dependentes. Destes, cerca de mil são mulheres e têm idade entre 40 e 69 anos e, portanto, podem se beneficiar da campanha deste mês.

“Eu faço o exame desde o 40 anos, hoje estou com 44. Algumas colegas têm vergonha de fazer e não procuram. Eu acho que todas deveriam ter consciência e fazer o exame, com a idade que a gente tem para prevenir”, aconselhou Rosana Bononomi Weidmann, selecionadora de peças da ZM. Já Sandra Aparecida da Silva, 43 anos, montadora, disse que não se pode deixar relaxar: “É muito bom ter essas palestras. Às vezes a gente deixa meio esquecido, acha que está tudo bem. Assim, a gente vai procurar. E a gente sabe que tem que fazer pelo menos uma vez por ano”, disse.

O presidente da Sintimmmeb Saúde, Eduardo de Souza, relembra as beneficiárias da campanha deste mês que as mulheres com idade entre 40 e 69 anos poderão realizar a mamografia gratuitamente (sem cobrança de coparticipação), no Centro de Imagem do Hospital Azambuja.

“É importante consultar o médico e fazer o pedido do exame. Além de ser exigência da ANS (Agência Nacional de Saúde), também não adianta fazer o exame e depois não consultar o especialista para fazer a análise do resultado e também de outras questões que envolvem a saúde da beneficiária, além do laudo técnico do médico radiologista. É essencial esse contato médico/paciente para que o objetivo da realização do exame seja cumprido por completo, que é a prevenção. Formamos uma parceria boa com o Hospital Azambuja. Eles têm uma excelente estrutura e poderão atender todas as solicitações durante e após a campanha”, frisou Eduardo.

Deixe sua opinião