Medicamento para tratar Hepatite B volta a ser distribuído em Santa Catarina

O Ministério da Saúde informa que o medicamento Entecavir 0,5mg, usado para o tratamento de Hepatite B, terá seus estoques regularizados ainda em julho em Santa Catarina. O medicamento passou por um período de desabastecimento e por isso foi recomendada a sua substituição por Tenofovir comprimido de 300 mg ou Lamivudina 150mg e Lamivudina 10mg/ml.

Os pacientes que realizaram a troca terapêutica, devem procurar atendimento médico para solicitação do Entecavir 0,5mg. Para a retomada do tratamento será necessário que o paciente apresente na Unidade de Assistência Farmacêutica, a qual está vinculado, Laudo para Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos (LME) e Receita Médica. A unidade encaminhará a documentação à Diretoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) por e-mail ([email protected]) para maior agilidade da avaliação da retomada de terapia.

Para novas solicitações de Entecavir 0,5mg será necessária toda documentação conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Hepatite B e Coinfecções vigente.

Assim que o Entecavir 0,5mg estiver disponível no almoxarifado da SES, serão emitidas as guias de distribuição usando como referência o Mapa do mês anterior à falta do medicamento (abril/2019) para atendimento de 45 dias. Desta forma, as unidades poderão realizar atendimento imediato aos pacientes que estão retomando o uso deste medicamento. Em caso de maior necessidade a unidade deverá informar à Diretoria de Assistência Farmacêutica, para posterior análise e liberação.

Deixe sua opinião