Mais atenção à saúde bucal nas escolas

Além do espírito de Copa do Mundo e de festa junina espalhado nos enfeites que decoram as escolas da rede municipal de ensino de Guabiruba, os estudantes também entraram no clima de Semana de Saúde Bucal neste fim de junho, quando os dentistas das Unidades Básicas de Saúde (UBS) visitaram os educandários passando orientações sobre a necessidade de cuidar da saúde dos dentes e da boca. A atividade incluiu o bate-papo com o profissional, a correta escovação e uso do fio dental, além de entrega de kit bucal e interação com a mascote: um boneco escova de dentes.

Na sexta-feira, 29, os alunos do 3º ano da Escola Reunida João Jensen, da localidade do Holstein, no bairro São Pedro, receberam as instruções da odontóloga Bianca Moser Piva. Muitos já a conheciam do posto e foram ainda mais receptivos com a profissional, seguindo suas orientações e respondendo às perguntas feitas. Para Bianca, o fundamental da atividade é a prevenção dentária. “Estamos na quinta edição e eles adoram”, frisa.

Ela também destaca a importância de procurar o profissional de uma a duas vezes ao ano e ter um comportamento preventivo. “O que eu mais recebo no consultório são crianças com dores e esse primeiro contato com dor não é indicado. Até se pode criar o medo da criança com o profissional”, pontua ela, alertando os pais de levarem seus filhos ao dentista periodicamente e não de forma curativa apenas.

A Semana de Saúde Bucal é realizada pela Prefeitura de Guabiruba, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, e integra a programação de aniversário dos 56 anos do município, completados em 10 de junho. Conforme a secretária de Saúde, Patricia Heiderscheidt, além da escovação e da utilização de fio dental supervisionada, em outubro outra atividade de saúde bucal ocorre. “Nesse segundo momento os profissionais odontólogos da Atenção Básica visitam as escolas e realizam a aplicação do flúor”, enfatiza.

Deixe sua opinião