Mafra: operação aérea entre PMSC e PMPR efetua transporte de órgãos para transplante

Na última quarta-feira, 22, o heliponto da Guarnição Especial de Mafra (Gemfa) serviu de base de apoio para uma operação conjunta entre as Polícias Militares de Santa Catarina (PMSC) e do Paraná (PMPR) e a Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott), visando o transporte rápido e eficiente da equipe médica que atuou na captação de órgãos para transplante no Hospital São Vicente de Paula.

A equipe da Polícia Militar do Paraná, integrada pelo major Adilar Marcelo De Lima, major José Antonio Rodrigues e capitão Rodrigo Vidal, pousou um helicóptero modelo B-4 por volta das 12h e a equipe da Policia Militar de Santa Catarina atuou com o helicóptero Águia 01, modelo Esquilo, baseado em Joinville, com tripulação composta pelo tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, 1º tenente Jean Carlos Caetano, cabo Ricardo Alexandre Carpes e soldado Edalino Gomes Pereira, efetuando operação de pouso por volta das 14h.

Operações dessa natureza envolvem vários profissionais da saúde e necessitam de meio de transporte que possibilite a chegada do órgão doado ao destinatário no menor tempo possível. A captação de múltiplos órgãos foi realizada pela Cihdott, a qual foi instituída no hospital São Vicente de Paula em setembro de 2009, e envolveu médicos de São Paulo, Curitiba e Joinville.

Segundo a coordenadora do Cihdott, enfermeira Lucimara Kaiva, desde a sua inauguração já foram realizados 19 procedimentos de captação em Mafra, sendo que esse foi o maior e mais complexo procedimento realizado, devido a captação de multiplos órgãos.

 

Os órgãos captados foram transportados pelas aeronaves até os municípios de Curitiba-PR e Florianópolis- SC, onde serão transplantados em pacientes que se encontram na fila de espera.

Ativado em 2008, o único heliponto do município de Mafra, raramente recebeu a operação de duas aeronaves em um curto espaço de tempo, sendo que os procedimentos de pouso e decolagem ocorreram com toda segurança necessária.

A Polícia Militar de Santa Catarina, através de seu Batalhão de Aviação realiza este transporte em todo Estado, sendo que a Guarnição Especial de Mafra se sente honrada em poder auxiliar nessa importa e nobre tarefa.

(Texto e fotos: major Marcelo Pereira – Fotos: agente temporária Nayara Sprotte)

Deixe sua opinião