Livro sobre trajetória de médico e político de Brusque será lançado na UNIFEBE

 “Honestidade e trabalho fazem o político crescer. Quero deixar a esperança de um futuro melhor. Que o poder público municipal possa ter dignidade, ser sério, transparente”. Essas palavras são uma síntese do que foi a vida do médico José Celso Bonatelli, político de Brusque, que faleceu em 1999, mas permanece vivo na memória e no coração dos que o conheceram.

Como forma de homenageá-lo e resgatar sua história com o município, será lançado na próxima quarta-feira, 1º de agosto, o livro “Celso Bonatelli – Valeu a pena lutar”, de autoria do escritor Saulo Adami. O evento será realizado às 20h no auditório do Bloco C da UNIFEBE e faz parte da programação dos 158 anos do aniversário de Brusque.

Nascido em Bariri (SP) e formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Bonatelli mudou-se para Brusque em 1971. Na cidade fez sua história e deixou sua marca — durante sua vida sempre se dedicou à carreira política e médica, sendo que inúmeras vezes fez da sua casa consultório, sem se importar com os horários.

Casado com Elisabeth, o político teve três filhas: Perla, Ana Paula e Gabriela. Em 1976 foi eleito vereador, de 1983 a 1988 foi prefeito, entre 1992 e 1995 trabalhou como deputado estadual e de 1997 a 1999 atuou como vice-prefeito.

Foram muitas as conquistas e legados deixados aos brusquenses por Bonatelli. Destaca-se a contribuição para o projeto de uso e manejo da bacia hidrográfica do rio Itajaí-mirim, que mais tarde culminou com a construção da avenida Beira rio, além de ter sido entusiasta da Festa Nacional do Marreco, a Fenarreco.

O político ainda foi responsável por retomar as obras da antiga Fundação Educacional de Brusque, a FEBE, e em seus mandatos – em 1983 e 1984 –  estar junto à população nas enchentes que deixaram muitas marcas no município.

Bonatelli faleceu vítima de câncer em 10 de agosto de 1999 e essa obra busca eternizar a importante trajetória profissional e política dele para com Brusque. O livro será vendido a R$ 30 e toda a arrecadação será revertida em prol da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque.

Serviço

Lançamento do livro “Celso Bonatelli – Valeu a pena lutar”, de autoria do escritor Saulo Adami

Quando? 1º de agosto, às 20h

Onde? No auditório do Bloco C da UNIFEBE, no campus Santa Terezinha

Informações e confirmações de presença no e-mail eventos[email protected] ou pelo telefone 3211-7242.

Deixe sua opinião