Limpeza a fundo:. Samae faz varredura nos sistemas isolados de Zantão e Santa Luzia

Intenção é maximizar a capacidade que cada estação de tratamento de água possui;

Apesar de a Estação de Tratamento de Água (ETA) Central ser responsável por aproximadamente 70% do abastecimento de água no município de Brusque, os sistemas isolados também são de grande importância para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque. Tendo isso em vista, colaboradores da autarquia realizaram nas duas últimas semanas, duas verdadeiras varreduras nas estruturas de tratamento hídrico existentes nos bairros Zantão e Santa Luzia.

Para o diretor da ETA Central, Márcio Cardoso, o procedimento, feito sempre aos finais de semana, tem como objetivo desassorear os mananciais, evitando que areia e outras incrustações se acumulem nas tubulações que levam água bruta para ser tratada. “A gente sempre faz isso nos domingos. É um dia onde ocorre um menor consumo, então podemos executar a limpeza sem colocar em risco o abastecimento. Além de evitar entupimentos, retiramos material orgânico em decomposição como folhas, frutos, entre outros. Fica muito mais fácil”, afirma.

O ideal, ainda segundo Cardoso, é repetir a operação a cada seis meses. Porém, o que realmente pode definir a periodicidade das limpezas é a condição climática. “São riachos, pequenos rios. Então fica aquela areia. Além disso, são locais com preservação ambiental, então tem muitas folhas, árvores, e com a chuva, com o vento, cai todo esse material nos mananciais”, complementa.

Para as próximas semanas, a autarquia realizará, também, limpezas nos sistemas localizados nos bairros Ribeirão do Mafra e Volta Grande.

Para a diretora Fabiana Dalcastagné, além dos grandes investimentos, é preciso cuidar das estruturas já existentes no Samae, aproveitando ao máximo a capacidade que cada uma possui. “São ações que não demandam uma grande despesa com mão de obra e que acabam mantendo toda nossa aparelhagem funcionando da melhor forma possível. Não deixa de ser, também, uma ação de valor ao dinheiro do contribuinte”.

Deixe sua opinião