Jovens Brusquenses representam a cidade no Sul-brasileiro Júnior Sênior de Natação

Brusque será representada por três atletas da Abain/Extreme Academia/FME no Sul-brasileiro Júnior Sênior de Natação. A competição para os jovens entre 16 e 18 anos será realizada em Florianópolis no Clube 12 de Agosto e vai até sábado (19).

Cerca de 243 atletas vão participar do Sul-Brasileiro, destes 125 são catarinenses. Santa Catarina também conta com o maior número de clubes participantes, 15. Entre todos esses jovens. estão Lara dos Santos, Eduardo José Duarte e Nicolas Pedrini Archer, os representantes brusquenses.

O treinador dos jovens atletas, José Armando Vasquez Soto, o Bay, tem grandes expectativas, mas também expressa sua preocupação em relação ao número pequenos de atletas nesta idade. “O Sul-Brasileiro Júnior de Natação já é tradição acontecer aqui em Florianópolis. As expectativas são grandes, vamos com três atletas em categorias, de 16 a 18 anos, em que têm poucos atletas nadando. Isso por causa da motivação que o Brasil dá a esses atletas, eles estão em idades em que estão estudando, fazendo faculdade, então é difícil para os clubes ter muitos atletas”, comenta. “Estive olhando o programa de provas e o balizamento delas, os nossos atletas estão bem colocados em suas respectivas categorias. A Lara deve trazer bons resultados, o Eduardo também e o Nicolas pode entrar entre os oito melhores do sul do país. Foi uma surpresa ver o balizamento e ver que eles têm chances de ganhar medalhas, mas tudo a gente descobre no dia. A Lara e o Eduardo são o primeiro campeonato deles nesta categoria”, analisa o técnico.

Na primeira etapa da competição, serão disputadas as provas de 400 metros livres, 100 costas, 100 livres e 100 medley. O técnico considera que Lara terá grandes chances de medalha nos 400 livre e Eduardo nos 100 costas. A segunda etapa será composta pelos 50 metros peito, 100 livres, 200 medley e 50 borboleta. Para Bay, Lara deve disputar medalha nos 50 metros borboleta e Nicolas nos 100 livres. Na terceira etapa, ele acredita que Lara terá mais chances no nado borboleta, desta vez 100 metros, e Eduardo nos 100 livres.

Estreante na competição, Eduardo, está confiante em seus treinos e acredita na possibilidade de medalhas. “Espero entrar entre os melhores, algumas séries e provas são bem difíceis, mas na maioria delas estou entre os cinco melhores e espero brigar por uma medalha. A gente está a semana toda treinando muito forte para essa competição, ela é muito importante”, conta o rapaz.

Já Nicolas, que já participou do torneio antes, tem os pés mais no chão. “Vamos tentar nadar da melhor forma possível, vim treinando bem e, quando chegar lá, vou dar meu melhor quando cair na piscina. Já venho me preparando para essa competição há um mês, tenho treinado forte para tentar os melhores resultados e ficado entre os cinco melhores em quase todas as provas. Entre o quinto e o primeiro é questão de 4 ou 5 segundos, se nadar bem dá para tentar uma medalha”, destaca o nadador.

Confira os atletas de Brusque e suas respectivas categorias:

Lara dos Santos – Júnior 1

Eduardo José Duarte – Júnior 1

Nicolas Pedrini Archer – Júnior 2

Fotos: Sidney Silva

Deixe sua opinião