JORNALISTA THAYSE HELENA MACHADO LANÇA O LIVRO SUBJETIV(IDADES)

Na sexta-feira, 28 de novembro, às 20h, a jornalista Thayse Helena Machado lança o livro Subjetiv(idades), que conta a história de 10 de moradores de Brusque ao mesmo tempo em que mostra ao leitor como era a vida na cidade há algumas décadas.  O livro também é composto por poemas de Rafael Zen, ilustrações de Sílvia Teske e fotografias de David T. Silva.
A publicação é um projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Brusque, vinculado à Fundação Cultural do município e organizado pelo Coletivo Hiato. “O Subjetiv(idades) é um grande relicário de moradores contaminados pela cidade. Existe tanto de Brusque nessas narrativas quanto existe de lembranças. Foram sobre muros, por entre janelas, de dentro dos quartos, na jornada do trabalho para casa que essas histórias tornaram-se verdades. Em um tipo de experimento poético, a jornalista saiu às ruas procurando personagens para sua primeira obra”, explica o organizador do coletivo, Guilherme Müller.

O livro traz relatos de Pedro Severino, Eli kuhn Weber, Ordemar Santo Darossi, Erico Zendron, Sônia Boing, Renate Wegner Tromm, Elandia Pacheco, Roland Haacke, Hilda Russi e Celso Bonamente. “As entrevistas foram a parte mais emocionante e prazerosa do processo como um todo. Talvez, mais do que contar histórias, eu goste de ouvi-las. É muito intenso observar a fonte enquanto ela caminha por suas lembranças e me conta suas vitórias, alegrias, tristezas e sonhos. É um momento de generosidade ímpar alguém parar seus afazeres para me contar seus segredos”, relata Thayse. “O livro foi um trabalho a oito mãos. Uma delícia de fazer!”, completa.

Deixe sua opinião