Inscrições abertas para a quarta edição do concurso Poesia Urbana

Já imaginou ter seu poema exibido para toda a cidade ler? O 4º Concurso Cultural “Poesia Urbana” de Micropoesia do Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE irá levar poemas a vários pontos da cidade, através de outdoors. As inscrições para participar do concurso podem ser feitas até o dia 18 de agosto pelo site www.unifebe.edu.br/poesiaurbana2014. Podem participar membros da comunidade, acadêmicos, professores e funcionários técnico-administrativos da UNIFEBE, maiores de 16 anos.

Cada autor poderá inscrever individualmente um poema de tema livre de no máximo 15 palavras, mais o título. Os textos devem ser escritos em língua portuguesa, o que não impede a utilização de termos estrangeiros.
O presidente da comissão avaliadora, Rafael Zen, explica que a escolha dos outdoors como forma de divulgação se deu pelos desdobramentos que essa mídia possui. “Mesclar literatura com meios de massa é uma maneira de fazer propaganda cultural, incentivar a leitura e a criatividade. Como o outdoor é um elemento padrão, utilizá-lo para a prática poética é interagir com a população consumidora e instigar reflexões acerca do papel da arte. Essa discussão entre arte visuais, literárias e gráficas – misturadas com meios de massa – é atual e deve ser provocada”, explica. 
Um dos objetivos desta edição do concurso é modificar o cenário de publicação literária vigente, levando possibilidades culturais a artistas e não artistas por meio de micropoemas, ainda vistos com receio pela classe literária. “O Poesia Urbana, ao promover um concurso de microliteratura quebra paradigmas importantes quando tratamos de arte contemporânea. Projetos como esse, que incentivam jeitos vanguardistas de contar histórias,são fundamentais para o crescimento cultural de nossa cidade”, afirma o presidente.
Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas somente no site do concurso. O participante deve preencher um formulário online no ato da inscrição. Os poemas serão avaliados por umacomissão julgadora que observará os critérios de originalidade e criatividade na abordagem, sensibilidade e adequação ao tema proposto.

Deixe sua opinião