Iniciam encontros do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Guabiruba)

A primeira reunião de 2016 do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC de Guabiruba ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores no final de outubro com a participação de 20 professoras do 1º ao 3º ano e gestoras da educação. As formações são conduzidas pela coordenadora do Programa, Carmen Regina Ebele e pelas orientadoras de estudo Glaucia Jeske e Solange Loschner.

O PNAIC é um programa do Ministério da Educação que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental e tem como eixo principal a formação continuada de professores. “O PNAIC têm garantido que o professor alfabetizador tenha a oportunidades de acesso à formação continuada, qualificação no ensino e consequentemente a formação intelectual e mais humanizada dos alunos”, frisou a coordenadora Carmem.

O programa vem sendo desenvolvido no município desde 2013, sendo que o foco das formações foram Língua Portuguesa (2014), Alfabetização Matemática (2015) e Interdisciplinaridade (2016).

Para a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, estar alfabetizado significa ser capaz de ler, escrever e produzir textos. “Para isto, é fundamental contar com professores alfabetizadores bem preparados, motivados e comprometidos com o desafio de orientar as crianças nesta etapa de sua trajetória escolar”, pontuou.

As formações acontecerão quinzenalmente na Escola Básica Professor Arthur Wippel.

 

Deixe sua opinião