Guabiruba realiza Campanha de Doação de Sangue

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma Campanha de Doação de Sangue com o objetivo de estimular a população a praticar essa atitude solidária, de cidadania e altruísta. A campanha consiste em transportar os doadores até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – HEMOSC, em Blumenau, no dia 23 de junho. Os interessados devem se inscrever ligando para o telefone 3308-3101.

O intervalo entre as doações em mulheres é de 90 dias (três doações nos últimos 12 meses) e nos homens 60 dias (quatro doações nos últimos 12 meses). A secretária de saúde de Guabiruba, Patricia Heiderscheidt, explica que no ano passado a cidade se mobilizou no corte de cabelo para confecção de perucas para os portadores de câncer e em 2018 foca na doação de sangue, que além de beneficiar esses pacientes, abrange todos aqueles que precisam de transfusão. “Em 2017 formamos um grande grupo que começou a doar cabelos frequentemente e nosso objetivo é que o mesmo comportamento ocorra com a doação de sangue”, pontua.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro que não provoca prejuízo à saúde do doador. O HEMOSC esclarece que o sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo e que a quantidade doada é reposta rapidamente. Além disso, a doação de sangue não vicia e o doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função.

O que é necessário para doar:

(Fonte: Hemosc)

    Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

    Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

    O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

    O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

    Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

    Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

    Ter repousado bem na noite antes da doação;

    Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

    Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

    Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Deixe sua opinião