Guabiruba nas comemorações dos 150 anos da Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro

O sesquicentenário da fundação da Colônia Imperial Dom Pedro será comemorado entre os dias 5 e 12 de março com atividades realizadas em Brusque e cidades da região. Na manhã de segunda-feira, 20, o presidente da comissão organizadora dos festejos, Paulo Vendelino Kons, esteve em Guabiruba, oficializando o convite ao município, durante um encontro com o prefeito Matias Kohler, presidente do Poder Legislativo, Cristiano Kormann, secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, superintendente da Fundação Cultural, Jucilene Regina Schmidt e Chefe de Gabinete, Romildo Kormann.

A programação terá a presença do príncipe imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, sobrinho bisneto de Dom Pedro Afonso, herdeiro aparente do trono do Império do Brasil. O evento é gratuito e todas as pessoas interessadas poderão participar.

Conforme o historiador Kons, em 1867, o bacharel inglês Barzillai Cotte, instalou a Colônia Imperial Príncipe Dom Pedro na confluência do Ribeirão Águas Claras com o rio Itajaí Mirim e território dos atuais municípios de Botuverá, Vidal Ramos, Nova Trento e parte de São João Batista. “Em 1869 ocorreu a unificação administrativa com a colônia Itajahy, à margem esquerda de Brusque e Guabiruba. Com o território da Colônia Itajahy e Dom Pedro é formada a Freguesia (paróquia) e o município e a Vila de São Luiz Gonzaga em 1881, sendo a denominação alterada para Município e Vila de Brusque em 1890”, explica kons, enfatizando a importância de comemorar a data para destacar valores e aspectos importantes da história.

O prefeito Matias Kohler confirmou presença junto com o presidente da Câmara Municipal de Vereadores e lembrou que a cobrança por ações que gerem resultados visíveis é grande sobre os líderes públicos. “Somos cobrados por ações que gerem resultados imediatos, mas esses momentos de união entre os municípios em torno da sua história são importantes, pois fortalecem nossa origem e os laços que unem todas as cidades da região”.

Mais informações podem ser obtidas com Paulo Vendelino Kons pelo telefone 47 9 99979581.

Deixe sua opinião