Guabiruba implanta Fila Única na Educação Infantil

Visando tornar mais transparente o preenchimento de vagas nas escolas de educação infantil (creches) de Guabiruba, a administração pública, por meio da Secretaria de Educação, passa a trabalhar com a Fila Única, regulamentada pelo decreto nº 782/2016. A partir da próxima quarta-feira, 16, a fila única fica disponível para acompanhamento no site www.guabiruba.sc.gov.br.

Antes, cada creche tinha sua própria fila de espera e muitos pais cadastravam seus filhos, de zero a três anos, em vários educandários. Agora, a pré – inscrição para vagas em creches será realizada por ordem cronológica nas unidades escolares de educação infantil. Em seguida, publicado no site institucional da prefeitura.

“Quando do ato da pré-inscrição o pai ou responsável receberá o protocolo e com este número poderá acompanhar a sequência da fila única. Assim, aberta uma vaga, a primeira pessoa da lista da fila única será contatada. Caso recuse a vaga, sua colocação será assegurada até surgir uma nova oportunidade de seu interesse”, explica a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper.

Compete ao candidato manter seus dados de contato atualizados junto à Secretaria de Educação, bem como acompanhar o andamento da Fila Única. Serão realizadas três tentativas de contato via telefone em dias consecutivos após a abertura da vaga.

“Em 2012, a Educação Infantil possuía 244 alunos atendidos nas unidades escolares. Hoje, temos 436 crianças devidamente matriculados nos educandários de Educação Infantil. Embora, tenha havido um significativo avanço na oferta de vagas para atendimento desta demanda, esta ferramenta dará maior visibilidade e transparência para o acesso de nossas crianças às Escolas de Educação Infantil de Guabiruba”, complementa a professora Edna.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3308-3102.

Como funciona a Fila Única

O Cadastro

Os pais que desejam fazer a inscrição do filho na educação Infantil de Guabiruba devem procurar qualquer Escola de Educação Infantil (Creche) de sua preferência e solicitar que seja feita a inscrição. Preenchido o cadastro, é gerado um protocolo, que os pais poderão acompanhar na internet por meio do site www.guabiruba.sc.gov.br.

A partir da fila única, a qualquer momento o pai ou o responsável pode deixar o nome cadastrado na fila, desde que tenha a certidão de nascimento, e não somente no período de matrículas e rematrículas. Lembrando que a Educação Infantil inicia a partir dos quatro meses de idade.

Faixas Atendidas

Maternal I: 4 meses à 1 ano

Maternal II: 1 à 2 anos

Maternal III: 2 à 3 anos.

Chamada

Os pais podem escolher opções de Creches próximas de sua residência, próximo do trabalho do pai ou da mãe.

Quando da abertura de uma vaga, os pais responsáveis serão comunicados pela Secretaria Municipal de Educação. Eles também poderão verificar o andamento do processo no site www.guabiruba.sc.gov.br.

Quando houver vaga liberada, os pais serão avisados e questionados se aceitam o local ou não. Se os pais não aceitarem o local em que existe a vaga, continuarão mantendo a mesma posição na fila, mas o segundo e o terceiro também serão comunicados, até que alguém queira a vaga aberta naquela determinada unidade escolar.

Documentos necessários

•Comprovante de residência atualizado com o nome dos pais ou responsáveis

•Certidão de nascimento da criança

•Documento oficial do responsável com foto

•Cartão do SUS

•Caderneta de vacinação

Deixe sua opinião