Guabiruba envolvida por danças folclóricas

Se Guabiruba já respira cultura com suas entidades que preservam as tradições da cidade, imagine no fim de semana em que o município recebeu o 6º Festival de Danças Folclóricas com a participação de 14 grupos da região? A festa cultural ficou garantida no sábado, 11, iniciando nas imediações da Praça Theodoro Debatin, Centro, com desfile e apresentações, e encerrando na Sociedade Guabirubense com jantar e baile animado pela banda Sonatas, de São Bento do Sul.

O festival, promovido pela Associação Artística Cultural São Pedro, teve o apoio da Prefeitura Municipal de Guabiruba, e da cidade participaram os grupos Alle Tanzen Zusammen e Tutti Buona Gente. Para o presidente da Associação, Marcelo Nascimento, o momento foi de alegria. “Temos grupos italianos, alemães, poloneses, russos, de várias partes do estado, como Pomerode, Jaraguá do Sul, Timbó, Rio dos Cedros, Blumenau, entre outros”.

De Balneário Piçarras, participou pela segunda vez do festival a Associação Parafolclórica Angelina Blahobrazoff, que há 20 anos apresenta o folclore russo. São 22 dançarinas que parecem ter patins nos pés pela forma que deslizam sobre o palco. A integrante Katia Blahobrazoff contou que para o festival vieram 12 dançarinas. “A associação leva o nome da professora, que tem origem russa, e teve a base do folclore russo no aprendizado das danças, além do ballet e outras técnicas. Em 1996m quando ela se mudou para Piçarras, ela chamou algumas mulheres da cidade e formou esse grupo”, destacou Katia.

Para o vice-prefeito Valmir Zirke, o poder público deve auxiliar e apoiar esse tipo de evento que valoriza as origens do povo e as tradições do município. “A Associação Artístico Cultural está de parabéns pelo bonito trabalho que desenvolve e nós enquanto administração público temos a obrigação de incentivar esse tipo de manifestação cultural”, ressaltou.

Deixe sua opinião