“Guabiruba em Números” disponível ao cidadão

Todo cidadão que quiser conferir o panorama socioeconômico do município poderá acessar o Guabiruba em Números disponível no site www.guabiruba.sc.gov.br. O documento elaborado pelo Sebrae foi entregue à Prefeitura de Guabiruba na tarde de quinta-feira, 26, e já está disponível para consulta no banner Cidade Empreendedora – Guabiruba em Números localizado na página inicial do endereço eletrônico da prefeitura.

As informações são baseadas em dados secundários públicos, originários de fontes oficiais de órgãos do Governo Estadual e da União. Além disso, estabelece comparativos e análises de aspectos sociais, demográficos, econômicos, finanças públicas, infraestrutura e a dinâmica empresarial e do mercado de trabalho.  São oito capítulos com gráficos, tabelas, figuras e comentários que consideram a análise de séries históricas e comparativos do município, frente ao agregado estadual, nacional e de um grupo de municípios catarinenses tidos como de “características semelhantes”, chamados cluster.

O Guabiruba em Números foi apresentado no salão nobre da prefeitura pela consultora de articulação do programa Cidade Empreendedora, Tamara Legarrea, que abordou os principais índices do estudo, assinalando também as atividades econômicas compreendidas como estratégicas para Guabiruba. “Constitui em um instrumento orientativo para o futuro estabelecimento de ações setoriais e estratégias de apoio às atividades selecionadas como importantes eixos de desenvolvimento”, pontuou.

Para o prefeito Matias Kohler a compilação dos indicadores do município irão colaborar no planejamento e tomada de decisões na administração pública. “O Guabiruba em Números será muito útil nesse sentido, pois um único documento reúne todas essas informações e estão disponíveis não somente para nós, mas para a comunidade”, destacou.

O documento integra o Programa Cidade Empreendedora, que visa incentivar o crescimento da economia local através de diversas frentes de trabalho. Outra ação do programa é a Sala do Empreendedor, que será oficialmente aberta na quinta-feira, 3, às 10h, nas dependências da Casa da Cidadania, rua José Fischer, 76.

 

Deixe sua opinião